Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hospital comemora 75 anos e projeta Instituto de Hemodiálise


28/01/2019

Nossa Senhora da Piedade de Lençóis é referência estadual de cirurgias para religiosos que não podem sofrer transfusão de sangue

Presente na vida de mais de 70 mil moradores de Lençóis Paulistas e os vizinhos de Macatuba, Borebi e Areiópolis, desde 1944, o Hospital Nossa Senhora da Piedade comemorou nessa sexta-feira (25) 75 anos de fundação e atendimentos que já chegam a 41 mil por ano. O local recebeu solenidade nessa sexta, reunindo o atual provedor do hospital, João Dutra, administradores anteriores, o prefeito Anderson Prado de Lima, os vereadores do município, além colaboradores e médicos aposentados que fizeram parte da unidade.

De acordo com o atual gestor João Dutra, que tomou posse no ano passado, o Hospital Nossa Senhora da Piedade, o primeiro da cidade, teve seu período de construção entre os anos de 1938 a 1944, sendo feito graças a uma comissão no município que integrou autoridades, empresários e médicos da época. Antes de sua inauguração, os pacientes precisavam se locomover até unidades de saúde de Agudos ou São Manuel. "Nós atendemos 41 mil pacientes por ano, das redes pública e particular. Nosso hospital tem 17 apartamentos para clínica, um centro cirúrgico com quatro salas que atendem procedimentos de pequena, média e alta complexidade, um centro radiológico com ultrassom, mamografia, ecocardiografia, raio-x e tomografia, além de uma maternidade com seis apartamentos individuais e dois de uso coletivo", destaca o provedor.

REFERÊNCIA ESTADUAL

Ainda segundo João Dutra, o hospital conta com 230 funcionários, dos quais cerca de 70 são médicos, e ainda é uma referência estadual em cirurgias com pacientes religiosos testemunhas de Jeová, que não podem sofrer transfusão de sangue. Dutra explica que tem uma igreja na cidade que recepciona pessoas vindas de outros municípios, para que sejam operadas no Nossa Senhora da Piedade. "O médico especialista nesse procedimento é o doutor Daniel Molinar. O sangue 'perdido' pelo paciente é sugado por uma máquina que filtra e depois deixa o sangue apto para que enfermo receba a transfusão de si mesmo", explica.

Centro de Hemodiálise

A grande expectativa do hospital é de entregar em 2019 o Instituto de Hemodiálise de Lençóis Paulista, que de acordo com João Dutra as obras estão aceleradas e ele deve ficar pronto até o final de abril. A unidade terá capacidade de atender 90 pacientes por semana, desafogando e contribuindo com quem tem insuficiência renal nas cidades de Bauru, Agudos, Jaú e grande região. Além do projeto quase pronto, outro sonho de João Dutra, enquanto provedor, é de trazer para o hospital o equipamento de ressonância magnética.

O Nossa Senhora da Piedade conta hoje com verba federal, por meio do SUS, da prefeitura e dos convênios de planos de saúde. Mas as doações recebidas pela população são muito necessárias, de acordo com João Dutra. "Contamos com o apoio dos munícipes, de empresários e é possível nos ajudar hoje de duas formas, ligando aqui pra nós, pra pegar conta para depósito, ou escolhendo qualquer quantia para que seja cobrado mensalmente junto com a conta de água e esgoto", frisou.

 

SERVIÇO

Aberto 24 horas por dia, o Hospital Nossa Senhora da Piedade fica na rua Geraldo Pereira de Barros, 461, no Centro de Lençóis Paulista. O telefone para consultas e doações é (14) 3269-1033 ou 3032-6217.

FONTE: JC NET

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]