Federação da Saúde estuda unificar campanhas salariais no Estado

20/02/2019

Decisão foi discutida em encontro estadual em Jaú e pretende fortalecer as convenções coletivas e evitar perdas de direitos dos trabalhadores

Sindicatos da Saúde filiados à Federação Paulista da Saúde poderão caminhar unidos nas negociações coletivas. Essa foi uma das decisões tomadas na reunião estadual realizada nesta terça-feira (19/02) em Jaú.

O encontro contou com o presidente da entidade, Edison Laércio de Oliveira, com a presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Edna Alves, e com dirigentes sindicais de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Piracicaba, São José dos Campos, entre outras.

Oliveira disse que o Jurídico da Federação está analisando essa proposta. "Nossa reunião aconteceu num momento em que o movimento sindical e os trabalhadores estão a perder muitos direitos. Nossa situação em relação aos hospitais e empresas de saúde no geral é que os trabalhadores junto aos seus sindicatos busquem negociar de forma coletiva, para que tenhamos no Estado de São Paulo uma única convenção coletiva com todos os direitos existentes nas demais convenções dos sindicatos individualizados."

De acordo com o dirigente da saúde, os sindicatos de várias bases territoriais do Estado negociam em separado com dos grandes sindicatos patronais - Sindhosp, que representa hospitais e clínicas particulares, e Sindhosfil, que é o sindicato das santas casas e hospitais filantrópicos. Caso levada adiante, a negociação seria liderada pela Federação.

"Esse é o caminho para o fortalecimento dos trabalhadores da saúde", completou Edison Oliveira. Uma negociação coletiva em nível estadual seria semelhante ao que já ocorre em outras categorias, como comerciários e bancários.

Na foto
Edna Alves, de Jaú, na reunião da Federação, presidida por Edison Oliveira, à dir