Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Federação Paulista da Saúde participa de Congresso da UGT-SP que aprova novo estatuto da entidade


20/03/2019

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo (Federação Paulista da Saúde) participou nesta terça, 19 de março, em Tupã, do Congresso Estadual Ordinário promovido pela UGT-SP. O evento precede o Congresso Estadual da Central marcado para abril. A reunião foi realizada no Clube dos Comerciários e o objetivo era reformular o estatuto da entidade de forma a torná-lo mais simples e a facilitar as ações da entidade.

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Edna Alves, esteve presente no Congresso. Também estiveram as diretoras Sofia Borges e Marina dos Santos Lima.

Mais de 200 ugetistas de todo o Estado, entre eles, 162 delegados de várias categorias com direito a voto, aprovaram por unanimidade o novo estatuto que altera profundamente a estrutura organizacional da UGT-SP, reduzindo o número de cargos para cerca de 10% do que havia antes.
“Com as mudanças, os organismos deliberativos foram simplificados, tornando mais leve e ágil o trabalho da entidade”, destaca Edison, que participou do Congresso como delegado.
 
Mesa
A mesa dos trabalhos, aprovada pelo plenário do Congresso, teve a seguinte composição: Presidência: Amauri Mortágua, presidente da UGT-SP; Secretário: Edison Laércio de Oliveira, da Executiva Nacional da UGT e presidente da Federação da Saúde; Escrutinador: Rogério José Gomes Cardoso, presidente da Federação de Turismo e tesoureiro da UGT-SP.
 
Compuseram a mesa, também, os diretores da UGT-SP: Aristeu Carriel, Francisco Xavier da Silva Filho (Chiquinho), Débora Ferreira Machado, Kasmere Bezerra de Sousa, Marcísio Mendes de Moura e José Gonzaga da Cruz.
 
“Conseguir reunir, numa terça-feira, 162 delegados de cerca de 300 entidades filiadas, mostra a pujança da nossa Central e a compreensão clara dos filiados de que era preciso enxugar a nossa estrutura, dando mais agilidade nas decisões e nos eventos, necessários nesta época em que estamos vivendo. Com a aprovação dos novos estatutos, a UGT-SP terá condições de melhor desempenhar suas funções e alcançar seus objetivos”, disse o presidente Amauri Mortágua.
Na opinião do presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, a UGT-SP deu um importante passo na construção de um novo sindicalismo. “Não concordamos com a maioria das decisões do governo em relação aos trabalhadores, pois elas vêm para enfraquecer os sindicatos e consequentemente retirar direitos duramente conquistados. No entanto, sabemos que é necessário construirmos um novo sindicalismo, que seja mais moderno e de acordo com as mudanças que ocorreram no mundo e que afetaram as relações trabalhistas. Portanto, a UGT-SP dá um importante passo nesse sentido”, destaca.
 
Principais alterações no estatuto
 
Do estatuto aprovado destacam-se os seguintes tópicos:
 
- Eliminação do elevado número de cargos e diversas instâncias deliberativas e organizacionais.
- Criadas, como únicas instâncias deliberativas: a Assembleia Geral e a Diretoria, eliminando-se todas as existentes e, como fiscalizador, o Conselho Fiscal.
- Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal em assembleia geral, na qual os concorrentes fazem sua inscrição e já ocorre o pleito e a posse.
- Garantia de que pelo menos 1/3 de todos os cargos sejam preenchidos por mulheres.
- Mecanismos de limitação que impedem a supremacia de qualquer categoria profissional nos cargos da Diretoria.
  
Congresso e eleições
 Os delegados ugetistas presentes em Tupã também aprovaram o tema central do Congresso Estadual da UGT-SP, que será realizado no dia 5 de abril, no clube do Sincomerciários. Será “Sindicalismo e Previdência”.
Na mesma data, também em Tupã, será realizada a eleição para a nova Diretoria e Conselho Fiscal, já dentro das normas do novo estatuto. 
 
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]