Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MPT promove campanha para destacar conquistas obtidas pela atuação sindical


07/05/2019

Durante todo este mês, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove uma campanha com intuito de destacar a importância da atuação sindical em prol dos trabalhadores. ‘Conheça Quem te Representa’ é uma campanha realizada no mês dedicado à conscientização da importância das práticas sindicais, o Maio Lilás. 

“Este ano, o foco será nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda a categoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não”, afirma o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT, procurador João Hilário.
 
De acordo com informações divulgadas pelo MPT, foram celebradas mais de 53 mil Convenções Coletivas do Trabalho (CCT) entre 2012 e 2017. Essas convenções trazem conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança, jornada, dentre outros direitos. 
 
Somente no ano de 2018, o MPT registrou 8.151 denúncias na área de liberdade e organização sindical. Essas denúncias resultaram na abertura de 1.277 procedimentos de mediação, no ajuizamento de 358 ações e na celebração de 295 termos de ajustamento de conduta. 
 
Ainda de acordo com o MPT, embasado no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais e em pesquisas realizadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no ano passado havia no Brasil um total de 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações representando cerca de 46 milhões de trabalhadores. 
 
Desde 2017, o MPT dedica o mês de maio à conscientização da importância do movimento sindical. A cor lilás foi escolhida em decorrência de um incêndio ocorrido em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque no dia 08 de março de 1857. O incêndio vitimou centenas de trabalhadoras durante um movimento grevista. De acordo com algumas versões da história, o lilás era a cor dos tecidos confeccionados por essas mulheres que reivindicavam melhores condições de trabalho. O episódio deu origem ao Dia Internacional da Mulher. 
 
*Informações divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 
 
Fonte: Fenepospetro
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]