Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Julho Verde — Hospital Amaral Carvalho orienta sobre câncer de cabeça e pescoço


18/07/2019

Atividades fazem parte da campanha nacional de conscientização promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)

Para alertar a população sobre tumores que afetam a região da cabeça e pescoço, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) participa da campanha nacional de conscientização Julho Verde, com orientações ao público entre os dias 22 e 27 deste mês. A iniciativa da Associação Brasileira de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) chama atenção para a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento desses tumores.

No Brasil, são registrados cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com o tema “Seja a voz dessa causa”, o Julho Verde mobiliza todo o País na luta contra a doença que tem como principais fatores de risco o tabagismo, o alcoolismo e infecção pelo vírus HPV.

Um grupo de profissionais do HAC, composto por dentista, otorrinolaringologista, cirurgião de cabeça e pescoço, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social, programou ações como intervenções nas salas de espera da instituição, para orientar acompanhantes, cuidadores e motoristas de ambulância; palestras e orientações em locais públicos (veja a programação abaixo). 

Entre as orientações, a equipe irá destacar as medidas de prevenção, entre elas, manter hábitos saudáveis, alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, usar protetor solar, ter boa higiene oral, usar preservativo em todas as relações sexuais (inclusive oral), não fumar e não beber.

Com incidência maior na população masculina, esse tipo de tumor tem sintomas que podem durar mais de quatro semanas, como rouquidão, nódulos no pescoço ou feridas na boca que não cicatrizam. Ao notar alterações na boca, rosto ou garganta, é importante não se automedicar e procurar um médico ou dentista.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]