Saque de R$ 500 do FGTS começa em 13 de setembro

06/08/2019

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira o cronograma do saque especial das contas ativas e inativas do FGTS. De acordo com o calendário de pagamento, quem tem conta na Caixa e nasceu entre janeiro e abril serão os primeiros a serem beneficiados, podendo retirar o dinheiro a partir de 13 de setembro.

Os nascidos em maio, junho, julho e agosto, poderão sacar parte do saldo a partir de 27 de setembro e por último, quem nasceu nos meses setembro, outubro, novembro e dezembro. Nestes casos, o saque será permitido depois do dia 9 de outubro.

Caso o trabalhador tenha conta de poupança na Caixa, o valor será creditado automaticamente. Segundo o banco, 33 milhões de cotistas poderão se beneficiar.  Os trabalhadores terão até abril de 2020 para pedir à Caixa para desfazer o crédito.

Os trabalhadores também poderão recorrer às lotéricas, mas o valor do saque será limitado a R$ 100. Neste caso, será preciso obedecer um cronograma, que vai de outubro de 2019 para nascidos em janeiro e fevereiro até março de 2020 (quem nasceu em dezembro).

O prazo se encerra em 31 de março de 2020. De acordo com a medida provisória (MP), que alterou as modalidades de saque do Fundo, nessa etapa, será permitido retirar até R$ 500 por conta vinculada.

A medida colocará nas mãos  dos trabalhadores R$ 28 bilhões neste ano e mais R$ 12 bilhões em 2019. Foi adotada pela equipe econômica como uma forma de estimular a economia. A MP também cria um nova modalidade de saque, no mês de aniversário do trabalhador, quando ele optar por não retirar os recursos na demissão sem justa causa.

Fonte: O Globo