Coronavírus em SP: veja o que está sendo planejado para evitar colapso na saúde pública

16/03/2020

E o nosso sistema público de saúde, está preparado para atender todo mundo? Especialmente aqueles que apresentarem um quadro grave? O repórter Ernesto Paglia mostra o que está sendo planejado em São Paulo pra garantir atendimento adequado a todos os pacientes.

São Paulo. Até agora, o estado mais populoso do país concentra a maioria dos casos confirmados e das suspeitas de Covid-19. É no Hospital das Clínicas, que um time de gerenciamento de crise acompanha a evolução da pandemia pelo mundo, já de olho em quando essa situação chegasse ao Brasil.

Uma estrutura de atendimento por etapas foi criada pensada para usar da melhor forma os recursos disponíveis e evitar que o sistema público fique sobrecarregado. Mas, na prática, como será atendido alguém que apresentar os sintomas da doença?

O paciente com suspeita de Covid-19 torna-se prioritário, amostras são coletadas e a resposta sai em até 4 dias. É coronavírus ou não. Como 85% dos pacientes são casos leves, esses vão para a residência, ficar em isolamento domiciliar. Em casa, o paciente deve evitar contato com outras pessoas e passa a ser monitorado pelos agentes de saúde.

Mas 15% dos casos terão destino diferente. O caso mais grave é transferido para um hospital de referência. Eles vão poder contar com o maior hospital público da América Latina: o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Todo o 11º andar do edifício central está reservado para criar aquela que poderá vir a ser a maior UTI de todo o país no combate ao coronavírus. Outros centros também vão receber pacientes.

Um dos pontos críticos na Itália, foi que o número de pacientes graves superou o número de equipamentos para respiração. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 55 mil leitos de UTI. Metade está no sistema público. Em nota, o ministério diz que vai disponibilizar mais leitos conforme a necessidade.

Agora que o coronavírus chegou no Brasil, fica cada vez mais clara a importância de todo o nosso sistema público de saúde, pesquisa e ensino. Setores que serão nossas maiores defesas diante da pandemia.