1º de Maio será celebrado online

29/04/2020

Para presidente da UGT-SP data é muito importante e precisa ser lembrada, mesmo com pandemia de coronavírus

Diante do quadro de isolamento imposto pela pandemia do coronavírus, as principais centrais sindicais do país se uniram para criar um evento inovador e celebrar o Dia do Trabalho, comemorado no dia 1º de maio, de maneira virtual. O evento, que reunirá uma série de atrações, será online e transmitido pelas redes sociais de várias entidades ligadas ao movimento trabalhista, das 10h às 14 horas.

O presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua lembrou que a data é muito importante para passar em branco, por isso a transmissão virtual é uma alternativa para se celebrar o Dia do Trabalho, cujo significado ganha muita importância neste período de instabilidade econômica e quando, cada vez mais, os direitos conquistados com muita luta vêm sofrendo sérias ameaças.

“Apesar de toda a crise mundial por conta do coronavírus, não podemos deixar passar em branco a data dedicada ao trabalho e aos trabalhadores. Vamos celebrá-la da forma possível neste ano, virtual e pelas redes sociais, mas com a mesma importância de seu significado, renovando nossa disposição de luta pela manutenção de nossos direitos e ampliação de nossas conquistas”, explicou Amauri.

O tema neste anos será “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. O objetivo é incentivar o debate e a reflexão sobre a importância da união em torno da defesa da democracia e da valorização da classe trabalhadora.

Programação

A celebração virtual contará com manifestações de líderes trabalhistas, que gravaram os depoimentos que serão levados ao ar durante a transmissão. Haverá ainda apresentações musicais, com os artistas entrando ao vivo e transmitindo de suas casas. Entre os convidados estão Chico Buarque, Alceu Valença, Leci Brandão, Zélia Duncan e o rapper Mano Brown.

Líderes religiosos também devem levar palavras de otimismo aos espectadores. De acordo com a Agência Sindical, há, inclusive, a possibilidade de que o Papa Francisco envie uma mensagem aos trabalhadores brasileiros.

Ao longo da transmissão, os sindicalistas vão arrecadar e distribuir alimentos e produtos de higiene para ajudar quem está em casa e não tem como trabalhar e conseguir renda para se manter. O site da Agência Sindical (www.agenciasindical.com.br) divulgará os preparativos do 1º de Maio pela internet e fará a transmissão do evento por meio de suas redes sociais.