Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Covid-19 saturou o sistema de saúde das capitais brasileiras e avança para o interior do país


04/05/2020
 

Na porta dos hospitais, gente que precisa de atendimento e não consegue entrar. Dentro, gente que quer atender, mas está de mãos atadas. A Covid-19 saturou o sistema de saúde das capitais brasileiras, e avança para o interior. 

Esta semana a corda que está esticada em quase todo o Brasil arrebentou na capital do Pará. Um passeio pelas ruas de Belém mostra unidades de saúde lotadas - estaduais, municipais e particulares. O povo espera. A Covid-19 é pesada demais pra uma estrutura de saúde que sempre enfrentou fragilidades.
 
Na segunda-feira (4), a Fiocruz vai divulgar uma pesquisa que aponta: 70% das unidades de saúde do interior do país já enfrentam o problema.
 
Em Pernambuco a Covid-19 chegou no dia 13 de março. Em um mês e meio o sistema está próximo do colapso. A taxa de ocupação nas UTIs do estado chegou a 98%. No serviço público e privado.
 
No Rio de Janeiro, que tem um protocolo parecido para a escolha de pacientes, caso seja necessário, cenas de corpos acomodados em corredores do Hospital Municipal Lourenço Jorge marcaram a semana.
 
No domingo (26), o Fantástico exibiu um vídeo que, segundo o conselho regional de enfermagem do Ceará, mostrava um enfermeiro descansando no chão do hospital de campanha, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o vídeo foi gravado um dia antes da inauguração do hospital. E que os profissionais que aparecem na imagem são colaboradores que realizavam a limpeza do local.
 
No estado de São Paulo, nessa semana, foi registrada a menor taxa de isolamento até agora: 46%. Sendo que o ideal seria 70%. Tanto o governo, como a prefeitura da capital paulista anunciaram que vão reforçar as medidas de isolamento. Nos números divulgados neste domingo (3) pelo governo do estado, a taxa de ocupação dos leitos da grande São Paulo é de 87%.
 
Fonte: G1
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]