Morte da primeira vítima por Covid-19 no Brasil completa três meses nesta terça

16/06/2020

A primeira morte por Covid-19 no Brasil completou três meses nesta terça-feira (16). Desde então, o Brasil já registrou 44.118 mortes e 891.556 casos confirmados da doença.

Em São Paulo, o estado ultrapassou a marca de 180 mil casos confirmados do novo coronavírus com 10.767 óbitos por Covid-19.

A primeira vítima foi um homem de 62 anos que estava internado no Hospital Sancta Maggiore, da Rede Prevent Sênior, no Paraíso, Zona Sul da capital paulista. Ele morava na cidade de São Paulo e tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata que não é uma doença, mas uma condição comum em homens mais velhos e que pode causar infecções urinárias.

Na época, o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo, informou que a vítima teve os primeiros sintomas da doença no dia 10 de março, sendo internada quatro dias depois, dia 14, e falecendo às 16h03 de segunda-feira, 16 de março.

Dias depois da morte do filho, a mãe estava isolada em casa com sintomas da doença e disse que estava preocupada com o marido e os outros dois filhos, também idosos, que estavam internados.

"Eu não me conformo de perder meu filho em um problema tão grave. Eu só espero que as pessoas acreditem - esse problema existe e está aqui", disse a senhora de 82 anos.

Procurados pelo G1 nesta segunda-feira (15), o sobrinho da senhora não respondeu às mensagens. Há um mês, preferiu não gravar entrevista: "Minha família e eu precisamos de paz e sossego nesse momento. ??", disse. O advogado da família também não respondeu aos questionamentos do G1.

No início de abril, o Ministério da Saúde chegou a informar que a primeira morte causada por coronavírus no Brasil tinha sido no dia 23 de janeiro após uma "investigação retrospectiva" dos pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave. A informação foi corrigida um dia depois, quando a pasta apurou que o registro da morte teria sido em março.