Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Isolamento e uso de máscaras reduziram em 15% o contágio do coronavírus, diz estudo da USP


08/07/2020
 

O isolamento social e o uso de máscaras diminuíram em 15% o contágio do novo coronavírus em São Paulo e 25% em Brasília no início da pandemia de Covid-19 no país, aponta um estudo feito por pesquisadores vinculados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) que fica no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), de São Carlos (SP). 

As conclusões foram obtidas por meio de análises feitas por um modelo matemático que permite estimar as taxas de transmissão do novo coronavírus em cada cidade do país.
 
O modelo foi aplicado para analisar e comparar a efetividade das duas medidas implementadas entre o final de março e início de abril para conter a disseminação do novo coronavírus.
 
Diminuição
O isolamento em São Paulo, primeiro estado a decretar quarentena, em 24 de março, contribuiu para diminuir a taxa média de crescimento de casos da doença nas cidades paulistas, quando o estado já era o epicentro da doença no país, registrando 745 casos confirmados e 30 mortes.
 
A diminuição mais substancial, contudo, segundo o estudo, ocorreu após a recomendação do uso de máscaras, sobretudo em cidades com baixas medidas de distanciamento social no início da epidemia.
 
“Isso pode ser devido ao fato de que essas cidades apresentavam um contato entre pessoas maior e, portanto, o uso de máscaras foi crucial para deter a transmissão do novo coronavírus”, explicaou um dos autores do estudo, o professor Zhao Liang, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.
 
Impactos diferentes
Os resultados apontaram que a eficiência do isolamento social e do uso de máscaras difere entre as cidades, uma vez que as taxas de transmissão e de mortalidade por Covid-19 entre elas são muito diferentes.
 
Com base em dados de casos de infecção confirmados nos municípios até 8 de maio, o modelo matemático indicou que a decretação da quarentena seguida da recomendação do uso de máscara resultaram em uma redução de, em média, 15% no pico da epidemia da Covid-19 na cidade de São Paulo e de quase 25% em Brasília.
 
“Esperamos que essa metodologia para quantificar a eficácia de políticas públicas de saúde possa contribuir para demonstrar a importância do isolamento social e do uso de máscara como medidas de contenção da propagação do novo coronavírus para os governos e a sociedade”, afirmou Zhao.
 
Fonte: G1
Foto: AP Photo/Michael Sohn
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]