Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Santa Csaa de Jahu renova com Prefeitura de Jahu, que amplia de 30 para 40 leitos de covid


25/01/2021

Contrato anterior do prefeito Rafael Agostini venceu em 24 de janeiro e contemplava 30 leitos. Agora são 40.

O provedor da Santa Casa de Jahu, Alcides Bernardi Júnior, confirmou ao JAUMAIS a renovação do contrato com a Prefeitura de Jhau para internação de pacientes com covid. A melhor notícia é que foi ampliado o número de leitos, subindo de 10 para 15 na UTI e de 20 para 25 na enfermaria.  A Secretaria de Comunicação da Prefeitura ainda não emitiu nota sobre essa renovação.

O contrato anterior, renovado por 30 dias no fim do mandato de Rafael Agostini, valia só até o dia 24 de janeiro.  Os pacientes já estão ocupando os leitos desde a semana passada. No boletim desta segunda-feira, segundo a Santa Casa, todos os 25 leitos da enfermaria já estão ocupados. Na UTI já tem dois pacientes a mais do que o contratado com a Prefeitura.

Bernardi disse que o aumento da demanda de pacientes por internação foi compreendido pelo prefeito Ivan Cassaro, que aceitou a ampliação no número de leitos. O provedor ressalta que a Prefeitura queria contratar até mais leitos, mas que não há mais disponíveis. Ele explica que novos pontos de oxigênio foram instalados no Pronto-Socorro para ajudar os pacientes com falta de ar quando chegam e têm de esperar por leitos livre.

Estado não paga nada - Bernardi agradeceu ao prefeito de Jaú por entender a gravidade da situação. Dos atuais 78 leitos disponíveis para covid na Santa Casa, a Prefeitura de Jahu paga por 40. Outros 18 são custeados pelo SUS. E 20 são particulares e convênios diversos. Ele se queixa que o Estado de São Paulo não paga um leito sequer para a Santa Casa. E lembra que o SUS demorou meses para assinar o convênio no ano passado em plena pandemia.

Região sem leitos - Até mesmo prefeituras da região teriam procurado a Santa Casa para contratar leitos de covid para seus moradores. Mas não deu pra atender. “Estamos no limite. Não tem mais onde ampliar”, falou o provedor. Algumas adaptações estão sendo feitos para aproveitar leitos de outras doenças. Cirurgias só são feitas as urgência e emergência para liberar leitos para os infectados por covid.

 O Jaumais apurou que no fim de semana paciente de Bariri teve que ser levado para hospital distante des cidade em ambulância sem oxigênio. O CROS (sistema de vagas do governo do Estado) não tinha para onde mandar o paciente na região.

FONTE: JAUMAIS

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]