Sindicato da Saúde e Conselho Sindical debatem com Cassaro alternativas para enfrentar covid-19

26/01/2021

Sindicalistas de Jaú, integrantes do Conselho das Entidades Sindicais de Jaú (Conesjau), estiveram no gabinete do prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, para debater alternativas que ampliem a capacidade da cidade no atendimento aos cidadãos. O objetivo é encontrar uma saída para que mais leitos sejam disponibilizados para socorrer as vítimas da covid-19. A Santa Casa de Jahu já admitiu que está em colapso com mais de uma centena de pacientes ocupando alas de outras patologias.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, convocou a reunião com a entidade sindical. Durante o debate de caminhos para salvar vidas, na sede do sindicato dos sapateiros, os sindicalistas entenderam ser importante saber do prefeito as ações que estão em curso para combater a transmissão do coronavírus e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento aos trabalhadores vítimas de covid-19 ou outras patologias.

Por meio de uma ligação direta de Edna Alves a Ivan Cassaro, ele se dispôs a atender de imediato os sindicalistas de vários segmentos. O vice-prefeito, Tuco   Bauab, também participou. O Conselho Sindical informou que tem feito conscientização entre os profissionais, mas isso não tem sido suficiente, por isso a doença se espalha e bate recordes. O Sindicato da Saúde apresentou ao prefeito uma Carta Aberta, que está sendo entregue à população.

Fiscalização

Ivan Cassaro disse que algumas ações já foram feitas, como tratativas com outros hospitais de Jaú para que disponibilizem leitos adicionais para pacientes de covid. Outra medida foi baixar decreto com restrições de funcionamento do comércio, escolas, bares, restaurantes... E outra, mais dura, é a fiscalização intensa para evitar festas clandestinas, aglomerações em ruas e bares.

“Já fechamos duas festas no fim de semana”, avisou, citando até motel como local de festas irregulares. E prometeu reforço a partir de agora, tanto com os poucos fiscais próprios do Município, como com comissionados. E ainda os policiais por meio da Atividade Delegada. Até o prefeito tem fiscalizado, segundo informou aos sindicalistas. A Ouvidoria também vai atender para receber denúncias: (14) 3602-1790 ou Whats (11) 98884-5218. Ou baixe o APP “Ouvidoria Jahu”. E tem ainda o 190 da Polícia Militar.

Covid-19 tempo todo

“A gente fala de covid aqui o tempo todo, de manhã até a noite”, explicou o prefeito. Ele preparou documentos para responder ao promotor sobre as ações da Prefeitura. Uma delas foi pedir à Diretoria Regional da Saúde (DRS-Bauru) que disponibilize mais leitos. Até mesmo a construção de um hospital de campanha está em estudo.

O vice Tuco Bauab informou que falou com  o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, e este teria oferecido custear com R$ 1,6 mil cada novo leito de UTI a ser criado. “Mas temos de dar a estrutura inteira dos leitos”, comentou.

Por fim, o Conselho Sindical pediu apoio à iniciativa dos trabalhadores de acionar o Ministério Público para que tome medidas concretas e que garanta mais leitos a todos os pacientes.