Hospital Amaral Carvalho quer criar unidade para tratamento da covid em barracão na Jaú-Bauru

28/01/2021

Hospital informa que já atendeu mais de 300 pacientes em sua unidade principal desde o início da pandemia. E apresenta plano para fazer mais.

O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, divulgou nota nesta quinta-feira que vai criar uma nova unidade para atender pacientes com covid na cidade. Será em barracão recebido em doação no ano passado localizado na rodovia Jaú-Bauru, próximo ao Território do Calçado. Por hora é uma intenção, que depende de obter verbas de várias frentes, tanto públicas como privadas e de doadores individuais.

A medida é emergencial e tem o objetivo de atender à demanda crescente por causa da pandemia. A Santa Casa de Jahu, hospital de referência para a covid, já entrou em colapso. A região também não comporta o alto número de pacientes precisando ser internados. E o próprio Amaral Carvalho já está no limite, mesmo não sendo referência.

Segundo a assessoria do hospital, o Centro de Combate à COVID-19 proposto pelo Hospital Amaral Carvalho será adaptado dentro de um pavilhão com cerca de 2.000 metros quadrados e terá 39 leitos no total, sendo 35 leitos de enfermaria e mais quatro de tratamento semi-intensivo.

Os leitos serão preenchidos unicamente pela Central de Regulação de Vagas, por isso, não terá pronto atendimento direto à população, pois o principal objetivo é desafogar os hospitais que fazem esse primeiro atendimento aos pacientes.

De acordo com a assessoria, o HAC está com a capacidade de atendimento atual no limite e não tem como atender aos pedidos da Prefeitura de Jahu para ampliar o número de leitos. Por isso  resolveu ajudar: informou aos governantes de Jaú sua intenção de criar um Centro de Combate à COVID-19, contando com a ajuda de doações da população, de empresas, verbas governamentais e também com recursos próprios.

Prédio doado - Essa unidade será instalada na Unidade Ana Maria Ferraz, antigo prédio da empresa Jaú Diesel, às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que recentemente foi doado à Instituição pela professora bauruense Márcia Faria de Castro. Será uma unidade provisória, mas com o compromisso de atender a todos enquanto houver a necessidade da população para tratamento da COVID-19.

“Decidimos aumentar nossa contribuição nessa luta contra a pandemia porque o Amaral Carvalho sempre foi fiel à sua história, fiel aos seus ideais, de sempre estar ajudando e resolvendo com a comunidade os problemas que afligem a sociedade. Por isso, tomamos a iniciativa de convidar a todos a nos ajudar na construção dessa unidade. Reafirmamos o nosso compromisso de transparência total na gestão dos recursos arrecadados para esse projeto, pois temos a certeza que só assim teremos sucesso nesse grande desafio, que é de todos nós”, disse o diretor-superintendente do Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro.