Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Alunos da Medicina Jaú realizam 1º atendimento à comunidade


18/02/2021

Estudantes da primeira turma da Unoeste, que cursam o 6º termo, passam a realizar atendimento clínico supervisionado na população em Unidades de Saúde da Família

Alunas com o coordenador da Medicina, Dr. José, o secretário da Saúde, Dr. Rodrigo, e o professor Dr. Fábio, na Policlínica do Jardim Pedro Ometto (Crédito: Thais Gonçalves)

Alunos da primeira turma da Medicina Jaú da Unoeste, que hoje cursam o 6º termo da graduação, iniciaram na manhã desta quinta-feira (18) as atividades de ambulatório em Clínica Médica em três Unidades de Saúde da Família (USF): a Adilson Morandi do Jardim Padre Augusto Sani, a do Jardim Pires I e a Policlínica do Jardim Pedro Ometto.

Todas as atividades são acompanhadas por médicos professores da faculdade, especialistas em clínica médica e terão duração de 1 hora. São atendimentos completos e abordagem biopsicossocial onde todas as questões do paciente são tratadas com integralidade. Os estudantes tomarão a história do paciente e serão auxiliados pelos professores no exame físico, definição do diagnóstico e conduta.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, Dr. José Oliveira Filho, trata-se de um momento histórico para a Unoeste, e também para a cidade de Jaú, pois é o dia em que mais um passo é dado da parceria entre o município e a universidade. “Serão 12 pessoas por dia atendidas nos ambulatórios didáticos nas unidades do Pedro Ometto, Sani e Pires”, pontua.

Ainda de acordo com o coordenador, com essa atividade curricular do ensino em Clínica Médica dos estudantes do 3º ano de Medicina, os pacientes jauenses receberão um atendimento qualificado e humanizado dos acadêmicos, sob supervisão de professores médicos altamente qualificados e atualizados em Clínica Médica, especialistas, mestres e doutores em Medicina.

“É um momento de muita alegria para todos nós que temos a oportunidade de acompanhar o crescimento e a evolução dessa bela união entre a sociedade e a academia, testemunhar a efetivação dos benefícios dessa cooperação”, comemora Dr. José.

O Secretário da Saúde do munícipio, Dr. Rodrigo de Callis Brandão, esteve presente na Policlínica do Jardim Pedro Ometto nessa manhã para recepcionar e incentivar os estudantes. Segundo ele, esses atendimentos dos alunos à população tem uma importância de mão dupla, visto que nas Unidades de Saúde da Família os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia do atendimento à população e, em contrapartida, quem ganha são os jauenses, que serão assistidos pelos estudantes com a orientação de seus professores.

“Essas atividades, com toda certeza, vão agregar muito na saúde do munícipio, pois ampliar o atendimento em clínica médica através deste modelo é extremamente positivo e com isso teremos ainda ganho de qualidade na prestação do serviço”, afirma Brandão.

Responsável pelos estudantes da Policlínica do Jardim Pedro Ometto, o professor e doutor em Medicina Fábio Guidugli destaca que essa atividade serve para desenvolver várias competências, como o atendimento, a elaboração de uma boa anamnese e exame físico do paciente, mesmo que apenas com a observação. “Essa vivência é de extrema importância para a formação dos futuros médicos, pois quanto mais os alunos tiverem contato com os pacientes, mais características humanísticas eles vão desenvolvendo durante o curso”, salienta.

Os dois primeiros pacientes atendidos pelos alunos na Policlínica do Jardim Pedro Ometto, foram o Sr. Everaldo Henrique de Souza, 49 anos, e a Sra. Maria do Carmo Pinotti, 71. A filha do Sr. Everaldo, Jessica Aparecida de Souza, relata que o pai foi muito bem atendido pelas alunas. “Elas atenderam meu pai quase igual a doutora e até melhor do que em outros lugares que já o levei, o que me deixou muito satisfeita. Depois da consulta e com o encaminhamento estou confiante que a gente consiga solucionar o problema dele”.

Para Maria do Carmo, o atendimento também foi muito bom. "Eu vim para uma consulta de rotina, e encontrei essas meninas atenciosas que escutaram tudo que eu estou sentindo, tanto a dor física quanto emocional, e junto com o Dr. Fábio elas fizeram a troca da minha medicação e me encaminharam para um psicólogo, para que eu possa tratar o meu emocional que está abalado depois de tantas perdas, acredito que isso vá me ajudar bastante”, desabafa.

A acadêmica Mônica Akemi Alves da Costa conta que essa primeira experiência foi melhor do que imaginava. “O primeiro atendimento foi com um paciente com quadro de encefalopatia hepática, o que nos rendeu um diagnóstico muito rico e uma aula fenomenal. A princípio a gente se sente um pouco perdida, mas a condução do Dr. Fábio foi muito boa, ele nos fez pensar em todas as etapas do funcionamento orgânico até chegar ao quadro atual e nos ajudou a elaborar uma conduta para o paciente. No caso, o quadro dele já era de um rebaixamento de consciência muito grande e ele precisou ser encaminhado para a unidade de atendimento terciário”.

Para a aluna Anne Carolina Borges Souza, o dia de hoje deu início a uma nova fase de aprendizado. “Por meio das consultas realizadas, mesmo como estudantes, vamos conseguir ajudar de alguma forma a solucionar os problemas apresentados pelos pacientes. Hoje, com o auxílio do Dr. Fábio, nós pudemos encaminhar a paciente para tratamento com um profissional indicado e realizar a troca da medicação para um controle melhor da sua pressão e diabetes. Está sendo uma experiência enriquecedora, tenho certeza que com esse estágio vamos aprender cada vez mais”, finaliza.

Maria do Carmo Pinotti foi atendida pelas alunas do 6º termo da Medicina Jaú e Dr. Fábio Guidugli (Crédito: Thais Gonçalves)

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]