Carnê do IPTU vai chegar em sua casa com 2 parcelas para pagar em março

05/03/2021

Prepare o bolso: o carnês do IPTU em Jaú está sendo entregue pela Prefeitura e já chega com duas parcelas para pagar no mês de março. O primeiro vencimento é neste dia 11, quando o cidadão deverá pagar ao mesmo tempo as parcelas de fevereiro e de março. O atraso na entrega do carnê obriga o cidadão a pagar em dose dupla.

O melhor mesmo é não pagar nada agora e deixar para quitar tudo em maio quando terá 10% de desconto (parcela única). E tudo indica que o pagamento da parcela única seja adiada para junho, como tem sido comum nos últimos anos. Ou até mais à frente, por causa da pandemia. Mesmo que seja em maio vale a pena aproveitar os 10% de desconto.

A Secretaria de Economia e Finanças informa que tem início nesta sexta-feira (5) a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. A meta é entregar 80 mil carnês. Mas é possível fazer o pagamento antes mesmo do carnê estar na sua casa. A guia com o código de barra pode ser acessada via on-line pelo link  https://portal.cidadao.conam.com.br/jau/2via_iptu.php

A Secretaria de Comunicação avisa: “todos os carnês têm duas guias com vencimento no dia 11 de março: uma referente ao pagamento de fevereiro e a outra referente ao pagamento de março.” Segundo informações, em anos anteriores isso também ocorreu porque o carnê foi distribuído com atraso e foi preciso prorrogar o vencimento da primeira parcela para março.

O secretário da pasta, Luís Eduardo de Freitas Arato, diz que está tomando providências para que isso não ocorra no próximo ano.

Em entrevista ao portal HoraH Notícia, Arato explicou:  “Antes, o primeiro vencimento era lançado para fevereiro e sempre prorrogava por decreto, porque o carnê não chegava a tempo, acumulando com o segundo vencimento num prazo curto, com diferença de alguns dias. Agora, a gente conseguiu trazer o carnê e o acesso online antes do primeiro vencimento pra evitar esse problema técnico com o banco, que é seriíssimo, optando por deixar os dois vencimentos na mesma data”, explicou Arato.

Segundo ele, foi estudado o parcelamento em 10 vezes para evitar datas coincidentes, mas nesse caso o valor de cada parcela seria maior. Para o IPTU 2022 ele prevê tudo on-line na virada do ano, sem risco de atraso.

Fonte: Jaumais