Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

STF suspende o rompimento do vínculo de trabalho no caso de aposentadoria especial para os trabalhadores da saúde.


18/03/2021
 

Nessa segunda-feira, dia 15 de março, em decisão liminar, o Supremo Tribunal Federal concedeu a suspensão do rompimento do vínculo de trabalho para todos os profissionais da saúde que estejam trabalhando diretamente no combate à pandemia do novo coronavírus ou colaborando com serviços de atendimento daqueles atingidos por ela em hospitais ou instituições, estejam eles gozando ou não da aposentadoria especial.  

A decisão em embargos de declaração do Tema 709 foi feita pelo Ministro Dias Toffoli que acolheu em parte, recursos apresentados pelo Procurador Geral da República. Conforme a decisão, “dada a gravidade da situação aqui descrita e, ainda, em vista da expressa concordância do embargado, acolho o pedido apresentado pelo Procurador-Geral da República e, nos termos do art. 1.026, § 1º, do CPC, suspendo, liminarmente, e em relação aos profissionais de saúde”. 
 
Importante relembrar que o Tema 709 do STF trata da constitucionalidade do §8º do artigo 57 da Lei 8.213/91. Este dispositivo proíbe que o beneficiário de aposentadoria especial desempenhe atividade laboral nociva à sua saúde ou integridade física. Na decisão, o plenário do STF decidiu que essa vedação não se aplica aos profissionais da saúde que recebem a aposentadoria especial, concedendo a eles o direito de continuar desempenhando atividade especial, considerando a situação de grave emergência planetária em que nos inserimos hoje. 
 
“Há a necessidade de fazer a distinção e modulação dos efeitos em relação aos profissionais de saúde essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública”, afirma o Ministro em sua decisão. Ainda que a decisão tenha sido tomada em forma liminar, especialistas em direito previdenciário, acreditam que dificilmente será alterada em face dos efeitos da pandemia no País.
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]