Covid-19 já matou mais brasileiros em 4 meses de 2021 do que em todo ano de 2020

26/04/2021

O Brasil registrou, até este domingo (25), 390.925 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. Foram 1.316 óbitos nas últimas 24 horas, segundo o balanço das 20h do consórcio dos veículos de imprensa. Com isso, o país ultrapassou o número de mortes registradas durante todo o ano de 2020, em metade do tempo.

Em 113 dias de 2021 foram contabilizadas 195.949 mortes pelo coronavírus, enquanto de 17 de março de 2020, quando foi confirmada a 1ª morte pela doença em São Paulo, até 31 de dezembro foram registrados 194.976 óbitos. Foram 289 dias para alcançar a marca.

Ontem, o mês de abril se tornou o mais letal da pandemia da Covid-19 no Brasil, com 67.723 mortes confirmadas, ultrapassando as 66.868 em todo o mês passado.

A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.498. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença. Foi a maior queda desde 11 de novembro, quando a média móvel de mortes apresentou queda de -27%.

Já são 95 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 40 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.

Segunda (19): 2.860
Terça (20): 2.830
Quarta (21): 2.787
Quinta (22): 2.543
Sexta (23): 2.514
Sábado (24): 2.531
Domingo (25): 2.498
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.339.412 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 32.000 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 56.783 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -20% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Somente o Pará está com alta nas mortes.

Brasil, 25 de abril
Total de mortes: 390.925
Registro de mortes em 24 horas: 1.316
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.498 (variação em 14 dias: -20%)
Total de casos confirmados: 14.339.412
Registro de casos confirmados em 24 horas: 32.000
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 56.783 por dia (variação em 14 dias: -20%)
Estados
Subindo (1 estado): PA
Em estabilidade (11 estados): ES, MG, RJ, AC, AM, RO, AL, BA, CE, PE e SE.
Em queda (14 estados e o Distrito Federal): PR, RS, SC, SP, DF, GO, MS, MT, AP, RR, TO, MA, PB, PI e RN.
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação
Balanço da vacinação contra Covid-19 deste domingo (25) aponta que 29.031.874 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 13,71% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 12.579.100 pessoas (5,94% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

No total, 41.610.974 doses foram aplicadas em todo o país.