Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CPI da Covid leva bolsonarismo a apagar centenas de posts e vídeos com 'fake news'


09/06/2021
 

A CPI da Covid aparentemente está apavorando as hordas bolsonaristas, celebrizadas como senhoras das redes sociais e especialistas em disseminar notícias falsas de grande repercussão. Os movimentos deles próprios na internet revelam um recuo não verificado desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o site Vice.com, centenas de vídeos bolsonaristas no YouTube, promovendo boatos, cloroquina e fake news sobre a pandemia passaram a ser deletados a partir de abril deste ano.  “O desaparecimento dos vídeos coincide com uma investigação em andamento conduzida pelo Parlamento brasileiro sobre a forma como o governo está lidando com a pandemia, anunciada no início de abril”, informa a publicação, em inglês (leia aqui). 

Citando o estúdio de análise de dados Novelo, o texto diz que “desde 14 de abril, quando o juiz da Suprema Corte Luís Roberto Barroso ordenou a instauração da CPI, tivemos um total de 847 vídeos apagados, de 51 canais”. Segundo a matéria, o número total de vídeos “desaparecidos” pode chegar a milhares. Isso porque os dados contabilizados são apenas até 17 de maio, além de ser “virtualmente impossível monitorar todos os canais pró-Bolsonaro no YouTube”.
 
Alexandre Garcia e Leda Nagle
As postagens excluídas não são apenas de robôs ou bolsonaristas anônimos. De acordo com o Vice.com, em maio o comentarista da CNN Brasil Alexandre Garcia, com quase 2 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, excluiu 73 vídeos e escondeu outros 476, “quase 50% dos vídeos em seu canal”, de acordo com a análise de Guilherme Felitti, sócio da Novelo. A apresentadora Leda Nagle, com mais de 1,2 milhão de inscritos, excluiu cerca de 92 vídeos em uma única semana. A jornalista espalhou uma fake news que beirou o absurdo, de acordo com a qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) teriam um plano plano para matar Bolsonaro.
 
O pesquisador e analista de redes Fabio Malini também detecta movimentos significativos relacionados à CPI no Twitter. Segundo ele, para cada dez tuítes relacionados aos cenários político e sanitário do país, sete são “detonando o governo”. A análise – postada na terça-feira (1° de junho) – foi feita com uma base de 2,4 milhões de retuítes na semana do depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
 
“O bolsonarismo digital segue o ‘modelo boiadeiro’. Uma comitiva q toca o gado, ganha projeção, acumula eleitorado. Mas é cada vez (mais) limitada a uma bolha”, escreveu Malini no Twitter. No gráfico abaixo, o predomínio da área rosa sobre a cinza mostra que o antibolsonarismo parece estar virando o jogo no Twitter.
 
200 gigabytes tirados do ar
Em resposta a requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, a Google, dona do YouTube, encaminhou à comissão aproximadamente 200 gigabytes de arquivos sobre youtubers bolsonaristas retirados do ar. As postagens deletadas, todas de apoiadores de Bolsonaro, eram sobre tratamento precoce, hidroxicloroquina e “até ataques a outros poderes da República”, segundo matéria do Congresso em Foco.
 
Em maio, surgiu a informação de que Bolsonaro prepara um decreto para dificultar o controle da disseminação de fake news e a suspensão de contas em redes sociais e sites. Isso ocorre como reação após ele e seus apoiadores terem várias publicações retiradas do ar por plataformas de rede.
 
Não é este o caso do movimento apontado pela Vice.com a partir de dados do estúdio de análise de dados Novelo, que registra publicações retiradas do ar espontaneamente pelos próprios internautas, aparentemente atemorizados com a CPI da Covid. O que Bolsonaro quer com o decreto que supostamente prepara é virtualmente legalizar as notícias falsas plantadas por seus apoiadores. Com isso, mais uma vez o presidente pretende declarar guerra ao STF, particularmente ao ministro Alexandre de Moraes, que conduz um inquérito na Corte que investiga as fake news.
 
Fonte: Rede Brasil Atual
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]