Em SP, 5 faixas etárias registram queda nas internações após início da vacinação

14/06/2021

Desde o início da vacinação no estado de São Paulo, em 17 de janeiro, as notificações de internações e mortes após hospitalização caíram em cinco faixas etárias. A análise é da CNN Brasil com base nos dados da Secretaria de Saúde estadual.

Os números são referentes aos primeiros 9 dias de junho. Para comparação, foi utilizada a base de janeiro, com o recorte no mesmo período. Dessa forma, são comparados números de internações antes e, agora, durante a vacinação contra a Covid-19.

Os grupos analisados são: mais de 100 anos; com idade entre 90 e 99; 80 e 89; 70 e 79; e 60 e 69.
Na faixa etária com mais de 100 anos, foi registrada a maior queda de internações.

Foram registradas 5 notificações de hospitalizações por Covid-19 de 01 a 09 de janeiro, enquanto em junho, foi apenas realizada uma notificação, apresentando queda de 80%. Em relação às mortes após as internações, 3 foram registradas em janeiro, enquanto nenhuma foi registrada de 01 a 09 de junho.

Em janeiro de 2021, 253 pessoas com idade de 90 a 99 anos foram internadas por Covid-19 em São Paulo. No mesmo período em junho, foram 106, ou seja, 58,1% menos. Neste grupo, as mortes caíram 81,1%, de 159 em janeiro para 30 registradas em junho.

O grupo de idosos com mais de 90 anos começou a ser vacinado no estado de São Paulo em 08 de fevereiro.

Na faixa etária de 80 a 89 anos, foram registradas 898 notificações de internações no estado em janeiro. Esse número é 54,1% maior do que as 412 contabilizadas de 01 a 09 de junho. Já as mortes caíram de 439 em janeiro para 105 em junho, apresentando queda de 76%. Esse grupo teve a vacinação iniciada entre 12 e 27 de fevereiro.

A faixa etária de 70 a 79 anos teve a segunda maior queda de internações: 61,4%. Entre 01 a 09 de janeiro, foram registradas 1.493 internações, enquanto em junho foram 576. Foram contabilizadas 546 mortes em janeiro que, após apresentar queda de 76,9%, chegaram a 126 em junho. A vacinação para idosos com 70 a 70 anos começou por etapas entre 03 e 26 de março.

No grupo de idosos com 60 a 69 anos, foram registradas 1.898 notificações de internações de 01 a 09 de janeiro. Já em junho, foram 968, 48,9% menos. Em relação às mortes, o período em janeiro contabilizou 544 mortes, enquanto em junho registrou 151, 72,2% menos. A vacinação para esta faixa etária começou ao longo de março e abril.

Fonte: CNN