Senado convida a Enfermagem para debater o PL do Piso e da Jornada

26/08/2021

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participará, nesta quarta-feira (25), de reunião para debater o Projeto de Lei 2564/2020 com as lideranças do Senado. “Ficamos muito honrados com o convite e solicitamos, por meio do nosso representante do Fórum Nacional da Enfermagem, Daniel Menezes, a inclusão de representantes das entidades que compõe o fórum”, afirmou a presidente, Betânia Santos.

A criação do Piso Salarial Nacional é uma demanda histórica da Enfermagem. A efetiva aprovação exige pactuação ampla de consensos. O piso também é objeto do PL 459/2015 que tramita na Câmara dos Deputados e dos apensados 2982/2019, 1876/2019, 1268/2019, 10553/2018, 9961/2018, 1823/2015, 1477/2015, 729/2015, 597/2015, além do PL 2297/2020, também apensado ao PL original.

O amplo diálogo é necessário para seguirmos na luta pela aprovação de um piso salarial para a Enfermagem Brasileira. “O trabalho conjunto das organizações de Enfermagem é fundamental para o fortalecimento da articulação em prol da aprovação do PL 2564/2020. A participação de outras representações na reunião possibilita ampliação do debate em busca da garantia de melhores condições de trabalho e da valorização merecida para os mais de 2,4 milhões de profissionais de Enfermagem brasileiros”, destacou a presidente do Cofen.

Para James Francisco dos Santos, presidente do Coren-SP, é indispensável a participação de toda a categoria na mobilização para a conquista do piso salarial. “Essa luta de anos é um justo reconhecimento ao trabalho da enfermagem, ainda mais num momento como o da pandemia da Covid-19”, destaca.

Por meio de seu representante, o Fórum Nacional da Enfermagem enviou ofício ao presidente do Senado solicitando a inclusão dos representantes das demais entidades que compõem o Fórum (CNTS, CNTSS, FNE, ABEn e ENEENF) na reunião desta quarta-feira com líderes do senado.

Fonte: Coren