Vacinação protege contra Covid-19 mais fortemente do que infecção natural, diz estudo nos EUA

03/11/2021

A vacinação contra Covid-19 protege as pessoas contra a infecção por coronavírus de forma muito mais efetiva do que a infecção anterior, informou uma equipe de pesquisadores liderada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o CDC.

Eles disseram que suas descobertas devem ajudar a resolver as discussões sobre se as pessoas que foram infectadas devem se preocupar em ser vacinadas. Eles deveriam, disseram os pesquisadores.

Pessoas que não foram vacinadas e acabaram no hospital tinham cinco vezes mais chances de ter Covid-19 do que pessoas que foram vacinadas nos últimos três a seis meses, eles descobriram.

“Todas as pessoas elegíveis devem ser vacinadas contra Covid-19 o mais rápido possível, incluindo pessoas não vacinadas previamente infectadas com SARS-CoV-2“, escreveram os pesquisadores no relatório semanal do CDC, o MMWR.

“Agora temos evidências adicionais que reafirmam a importância das vacinas contra Covid-19, mesmo se você já teve infecção anterior”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, em um comunicado.

“Este estudo adiciona mais ao corpo de conhecimento demonstrando a proteção das vacinas contra doenças graves pela Covid-19. A melhor maneira de interromper a Covid-19, incluindo o surgimento de variantes, é com vacinação contra Covid-19 generalizada e com ações de prevenção de doenças como usar máscara, lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento físico e ficar em casa quando estiver doente. ”

Pesquisadores de todo o país coletaram dados sobre 7.000 pessoas atendidas em 187 hospitais em nove estados por doenças como a Covid entre janeiro e setembro. Todos foram testados para o coronavírus.

Aqueles que não foram vacinados tiveram 5,49 vezes mais probabilidade de testar positivo para o coronavírus do que aqueles que foram vacinados nos últimos três a seis meses – mesmo se tivessem uma infecção recente por Covid-19.

O CDC observou que um estudo israelense postado online em agosto descobriu exatamente o oposto – mas também observou que o estudo israelense analisou pessoas que haviam sido vacinadas seis meses antes ou mais.

“Compreender a imunidade induzida por infecção e por vacina ao longo do tempo é importante, particularmente para estudos futuros”, escreveram eles.

“Neste estudo, o benefício da vacinação em comparação com a infecção sem vacinação pareceu ser maior para os receptores da vacina Moderna do que a da Pfizer-BioNTech, o que é consistente com um estudo recente que encontrou maior eficácia da vacina contra hospitalizações por Covid-19 para os receptores da vacina Moderna do que para os destinatários da vacina Pfizer-BioNTech “, acrescentaram.

Os pesquisadores não incluíram pessoas que receberam a vacina Janssen da Johnson & Johnson em seu estudo.

Eles também observam que, embora o estudo tenha sido desenhado para comparar dois grupos com dois tipos diferentes de imunidade – imunidade de infecção natural versus imunidade de vacinação – é possível que tenha havido algumas confusões.

Além disso, eles incluíram apenas pacientes hospitalizados no estudo, portanto, os resultados podem não se aplicar a todos.

No entanto, as descobertas se encaixam com outras evidências que mostram que as pessoas que foram infectadas também têm uma resposta imunológica muito forte à vacinação e se beneficiam com a vacinação contra o coronavírus.

Fonte: CNN