Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

'Não é um número': campanha homenageia vítimas da covid no Brasil


03/11/2021

No Dia de Finados, nesta terça-feira (2), o Memorial Inumeráveis ocupa as redes sociais do Brasil com as histórias de vida de algumas das mais de 608 mil vítimas da covid-19. Os números no Brasil são, de fato, gravíssimos, porque o país tem menos de 3% da população do mundo, mas registra mais de 12 % das mortes pela doença. No entanto, o objetivo do memorial é não permitir que essas histórias de pessoas que perderam a vida para a pandemia – e para a omissão governamental – se limitem a números. Desse modo, o memorial convida os enlutados a compartilhar um texto curto sobre a sua pessoa querida. A iniciativa presta uma forma de “homenagem, protesto e cura” com a hashtag #nãoéumnúmero.  

Às vésperas da celebração, a campanha já somava mais de 3 mil publicações apenas no Instagram. Uma delas, por exemplo, conta a história de Alberto Monteiro de Andrade. Natural de Breves, no Pará, ele comprava latinhas mesmo sem precisar, somente para ajudar crianças mais carentes do bairro onde morava em Brasília. Aos 80 anos, Andrade foi vítima do novo coronavírus no ano passado. Apenas após ter sido levado pela covid a família descobriu que a compra das latinhas, motivo de algumas broncas que levava, ajudava as crianças da região. Depois de sua morte, elas contaram que também perderam a principal fonte de renda.
 
O Memorial dos Inumeráveis
De acordo com o memorial, este Dia de Finados é o maior em número de pessoas enlutadas no país, porque uma a cada 36 pessoas no Brasil perdeu uma pessoa próxima para a covid-19. Mas, rompendo com a frieza dessas estatísticas, as histórias compartilhadas nas redes sociais dão dimensão aos pais, mães, irmãos, tios, primos, filhos, avós e amigos que não sobreviveram. 
 
O Memorial dos Inumeráveis está em curso desde abril de 2020 e conta com diversos parceiros. O projeto tem se desdobrado em muitas formas e já chegou a fazer parte da Virada Sustentável, em setembro do ano passado. Na ocasião, a ocupação projetou os relatos sobre indígenas vitimados pela pandemia, tirando-os da invisibilidade a que estavam relegados.
 
Fonte: Rede Brasil Atual
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]