São Paulo mantém uso obrigatório de máscaras em dezembro

03/12/2021

O governo de São Paulo recuou, nesta quinta-feira (2), e não irá mais liberar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo dia 11, mas com o surgimento da variante ômicron o uso de máscara continuará obrigatório.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), que está em Nova York. A confirmação de três casos da variante ômicron fez o comitê científico estadual orientar pelo adiamento da flexibilização da medida. Em nota, o governo do estado se diz preocupado com as datas festivas deste mês.

“Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19”, diz o texto.

Réveillon
Assim, a prefeitura de São Paulo seguiu as orientações do estado e, além de manter o uso das máscaras, decidiu também cancelar a festa de réveillon na cidade. As medidas foram recomendadas pela Vigilância Sanitária, que elaborou estudo com indicadores epidemiológicos e assistenciais.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que não haverá festa na virada de ano na capital. “Embora todos os dados do município sejam positivos, mas o surgimento da variante ômicron e também o mês de dezembro com o comércio popular, foi indicado a manutenção do uso das máscaras e o cancelamento do réveillon.”

Mais cedo, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que as cidades devem levar em consideração a confirmação de casos de pacientes com a variante ômicron do novo coronavírus. A declaração foi feita ao ser questionado se o governo iria recomendar aos municípios o cancelamento das festas de réveillon.

Fonte: Rede Brasil Atual