Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agências da ONU lançam guia para garantir proteção dos trabalhadores de saúde


22/02/2022

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Organização Internacional do Trabalho, OIT, publicaram nesta segunda-feira um guia com orientações para garantir a segurança no trabalho para os profissionais de saúde, que estão sentido uma grande pressão desde o surgimento da Covid-19. 

Mesmo antes da pandemia, o setor era um dos mais perigosos para se trabalhar, afirma a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Saúde da OMS, Maria Neira.
 
Faltam políticas nacionais
A especialista explica que os profissionais de saúde já sofriam com maiores riscos de infecções, de lesões muscoesqueléticas, violência e assédio, esgotamento e alergias, tudo devido às baixas condições no ambiente de trabalho.
 
Segundo as agências, mais de um entre três centros de saúde não têm estações de higienização e menos de um em cada seis países tem uma política nacional sobre saúde e ambiente de trabalho seguro no setor da saúde.
 
Já o  diretor do Departamento da Força de Trabalho da Saúde da OMS, James Campbell, afirma que a “Covid-19 expôs o custo da falta sistêmica de garantias de segurança e de saúde para os profissionais do setor.”
 
Como garantir proteção
Campbell lembra que nos primeiros 18 meses de pandemia, 115,5 mil trabalhadores de saúde morreram de Covid-19. Faltas por doença e exaustão apenas pioraram a capacidade do sistema em responder à demanda maior de cuidados e de prevenção durante a crise.
 
O novo guia da OMS e da OIT fornece recomendações sobre como proteger médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Uma das indicações é para que sejam implementados programas de segurança e saúde no trabalho em centros de saúde a nível local e nacional, cobrindo todos os riscos: de infecções, psicossocial, físico, ergonômico etc.
 
A proposta apresentada pela OMS e OIT destaca que governos, empregados e até os trabalhadores têm um papel central em promover e proteger a saúde, a segurança e o bem estar dos profissionais de saúde.
 
Treinamentos
Investimento constante, treinamentos, monitoramento e colaboração são essenciais para o progresso sustentável na implementação desses programas.
 
A diretora do Departamento de Políticas Setoriais da OIT, Alette van Leur, explica que “mecanismos eficazes precisam ser colocados em prática para garantir a colaboração entre empregadores, gerentes e trabalhadores, com a meta de garantir a saúde e a segurança no ambiente profissional”.
 
Ela lembra que trabalhadores de saúde “têm o direito ao trabalho decente, a um ambiente seguro e à proteção social, além de estarem protegidos no caso de ficarem doentes ou lesionados.” 
 
Fonte:  ONU News / Foto: UNICEF/Arlette Bashizi
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]