Há dois anos a Santa Casa de Jahu começava a enfrentar um inimigo invisível

17/03/2022

Há dois anos, a Santa Casa de Jahu fazia a internação de seu primeiro caso de uma doença pouco conhecida, mortal e que mudaria a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Naquela ocasião, ninguém sequer imaginava como seria o real enfrentamento a este inimigo invisível. “Trilhamos um caminho de muito aprendizado, o vírus é rápido, invisível e nos trouxe momentos muito difíceis, com o hospital cheio e situação econômica complicada, mas nada se compara às vidas perdidas nesse período”, diz Scila Carretero, Gerente Administrativa da Santa Casa de Jahu.

Pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, estimam que o Sars-CoV-2 apareceu no mundo pela primeira vez entre o início de outubro e meados de novembro de 2019, de acordo com um artigo publicado no jornal científico PLOS Pathogens.

“Esses momentos estão nos servindo de experiência, quem passou pela pandemia sai muito mais preparado para fazer gestão de saúde nos próximos anos, diz Alcides Bernardi Junior, Provedor da Santa Casa de Jahu.

Até dia 10 de março deste ano, a Santa Casa de Jahu atendeu quase 9 mil pessoas somente em decorrência da Covid-19, pessoas essas provenientes de 68 municípios de São Paulo e outros estados. O pico de internações ocorreu em 11 de fevereiro de 2021, com 142 pacientes internados pela Covid-19.

Os impactos na instituição foram profundos, assim como os ensinamentos.