Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Governo de SP acaba com uso de máscaras em locais fechados


18/03/2022

 

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (17), que não será mais obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados. A flexibilização, decretada pelao governador João Doria (PSDB), desobriga o uso de máscaras nessas áreas, com exceção do transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. O prefeito Ricardo Nunes e secretário de Saúde do município de São Paulo, Edson Aparecido, anunciaram que a capital deve acompanhar a decisão estadual e também abolir máscaras em locais fechados a partir de sexta-feira (18).

 
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.
 
O novo decreto será publicado em edição extra do “Diário Oficial do Estado” hoje e terá efeito imediato. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo governador no último dia 9 deste mês.
 
A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.
 
Entre as análises também foi considerado que após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva. Pela sexta semana seguida registra quedas de internações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.
 
Flexibilização em 16 estados e no DF; veja lista
A flexibilização no uso de máscaras varia a cada estado. No levantamento feito pela CNN, oito estados e o DF retiraram a obrigatoriedade em locais abertos e fechados:
 
Rio de Janeiro;
Distrito Federal;
Santa Catarina;
Mato Grosso;
Minas Gerais;
Rondônia;
Alagoas;
Maranhão;
São Paulo.
Outras regiões permitem que as pessoas retirem as máscaras apenas em locais abertos:
 
Mato Grosso do Sul;
Goiás;
Amazonas;
Espírito Santo;
Rio grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Paraná;
Acre.
O Sergipe aguarda votação sobre o assunto nas Assembléia Legislativa e a Bahia pode desobrigar o uso do aparato a partir de abril.
 
Com as atualizações, o uso de máscaras em qualquer ambiente segue obrigatório em: Sergipe, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima, Tocantins, Amapá e Pará.
 
Fonte: CNN
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]