Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato da Saúde de Jaú faz reunião sobre Piso Nacional da Enfermagem


26/08/2022

O Sindicato da Saúde de Jaú e Região aproveitou o plantão de atendimento no Hospital Amaral Carvalho para conversar com os administradores da entidade sobre o Piso Nacional da Enfermagem, cuja lei está em vigor desde 5 de agosto.

O temor da categoria é que hospitais da nossa base descumpram a lei e deixem os trabalhadores sem os novos salários no quinto dia útil de setembro. A presidente do Sindicato esteve em outras cidades da base para falar do Piso Nacional ou abordou o assunto via telefone com gestores hospitalares.  As boas notícias são poucas, segundo ela.

NEM SIM, NEM NÃO - Na reunião do dia 22/08 com o superintendente do HAC o Sindicato foi representado pela presidente Edna Alves e pelos advogados Nilton Agostini Volpato e Gabrielle Dante; pelo hospital, além de Antonio Cesarino de Moraes Navarro, estiveram o diretor administrativo financeiro, José Antonio Barata de Almeida Bueno, e a assessora jurídica Viviane Hanshkov.

 

Ao ser questionado pelo Sindicato da Saúde sobre o cumprimento da “lei do piso”, os representantes do hospital disseram que não têm recursos, mas estão trabalhando para conseguir os meios necessários e pagar o novo salário nacional da enfermagem. Ao Sindicato, o HAC não disse “sim” e nem “não” se vai cumprir e pagar os novos valores no 5º dia útil de setembro.

 

MANIFESTAÇÃO – O Sindicato da Saúde de Jaú está planejando uma manifestação em defesa do Piso Nacional da Enfermagem. “O objetivo é mobilizar os trabalhadores e ir para as portas dos hospitais da base para exigir o cumprimento da lei do piso. A enfermagem merece e precisa ser valorizada. Temos de defender a categoria e, se for preciso, vamos entrar com ações judiciais”,  falou Edna.

Para a sindicalista,  para que a enfermagem tenha o devido valor, cada um deve fazer a sua parte e dá alguns exemplos de ações a serem realizadas:

-  Os trabalhadores precisam estar juntos na defesa dos seus direitos, já que nada cai do céu para nós. Se for preciso fazer greve vamos fazer, se for preciso entrar na justiça vamos entrar.

-  Os hospitais precisam exigir repasses federais justos do SUS e pressionar suas entidades para cobrar do governo e do Congresso Nacional o dinheiro para pagar o piso nacional da enfermagem. Um fundo estava previsto no Projeto de Lei original, mas foi cortado na hora da votação.

- Os governos precisam cumprir a constituição e garantir os recursos necessários para atender o cidadão e garantir o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem, uma luta de décadas do movimento sindical.

PLANTÃO - Nos dias 18 e 19 a diretoria do Sindicato orientou os trabalhadores sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e sobre a Lei do Piso e recolheu as cartas de autorização de desconto da Contribuição Negocial.  Foi grande a adesão e o apoio recebido dos funcionários do HAC, muitos deles optando por se associar ao Sindicato.

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]