Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pós em Cirurgias Estéticas da Face atende pacientes do SUS


16/06/2025

Ofertada pela Unoeste, a formação técnica para médicos qualifica profissionais para atuar na área de cirurgias estéticas e desafoga fila do sistema de saúde

Pacientes do SUS são atendidos por médicos no Ambulatório Médico de Especialidades da Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)

 

Com a combinação de rigor técnico, inovação e compromisso social, o curso de Pós-graduação da Unoeste em Cirurgias Estéticas da Face oferece aulas teóricas on-line e encontros práticos mensais, permitindo que os alunos realizem cirurgias supervisionadas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo benefícios tanto para a formação dos profissionais quanto para a comunidade atendida.

O programa abrange diversos procedimentos, incluindo blefaroplastia superior, lifting de supercílio, otoplastia, peelings médios e profundos, além de técnicas com bioestimuladores de colágeno e conhecimentos sobre a gestão de clínicas. Essa abordagem prepara os profissionais que já são médicos formados para oferecer soluções eficazes e seguras em estética facial. 

Estrutura curricular abrangente

A pós-graduação incorpora ações sociais que proporcionam atendimento gratuito à população, especialmente a pacientes do SUS. Essas atividades práticas permitem que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações reais, sob supervisão de especialistas, promovendo o bem-estar dos pacientes e enriquecendo a experiência educacional.

Dra. Carolina Almeida, responsável pelo curso junto a Dra. Luandra Rezende, destaca que os alunos já chegam preparados para realizar as cirurgias. “Eles fazem marcação cirúrgica, avaliação do paciente e a cirurgia. Acompanhamos o pós-operatório junto com os alunos. A área cirúrgica exige habilidade prática, por isso, além do treinamento teórico, é fundamental que eles realizem cirurgias mensalmente e acompanhem os pacientes no pós-operatório”.

Para a médica especialista em cirurgias estéticas da face, a parceria com a Unoeste é muito importante, pois a universidade oferece toda a estrutura física necessária para os procedimentos. “Os pacientes são do SUS, o que é muito significativo. A Dra. Luandra e eu contribuímos com conhecimento teórico e prático, beneficiando colegas médicos”.

Aprimoramento profissional rompe barreiras

A médica Antônia Natércia Prado, natural do Ceará e atualmente residente em São Paulo, destaca a importância da vivência prática. “Está sendo uma experiência incrível, porque realmente colocamos a mão na massa. Operamos pacientes, aprendemos na prática, mas também temos uma base teórica sólida. É, sem dúvida, um diferencial na minha formação”.

Para ela, a parceria entre a universidade e o município é fundamental. “São procedimentos caros e que vão além da estética. É sobre autoestima, sobre confiança. Os pacientes do SUS desejam isso, como qualquer pessoa, querem se olhar no espelho e gostar do que veem”, pontua Antônia.

Débora Luiza Sicupira, médica dermatologista em Rancharia, também está entre os alunos e destaca o impacto direto da formação na sua prática clínica. “Estou fazendo a pós para aperfeiçoar as técnicas de cirurgia facial e estou amando. Temos um volume excelente de pacientes para treinar e percebo um crescimento fantástico na minha destreza. As professoras são super didáticas, o curso realmente é muito bom. Recomendo muito”.

Para Dugham Rocha, médico natural do Amapá, o curso mantém um equilíbrio entre teoria e prática. “O curso é muito rico em conteúdo teórico, as doutoras são extremamente didáticas, e já na primeira aula prática a gente realmente realiza os procedimentos. Está sendo muito gratificante”. 

Ele conta que soube do curso pelas redes sociais da Unoeste e se encantou com a proposta. “Entrei em contato, tirei dúvidas e iniciei a pós-graduação. Quando soube que os pacientes atendidos são do SUS, achei a proposta ainda mais interessante. A parceria beneficia tanto os alunos, que ganham experiência, quanto os pacientes, que têm acesso a procedimentos que muitas vezes não teriam oportunidade de realizar” fala Dugham.

Por sua vez, a médica Verônica Almeida Pastana, ex-aluna da Medicina Unoeste, escolheu voltar à instituição para continuar se especializando. “Me formei em 2015 aqui na Unoeste e também fiz minha especialização em Dermatologia na universidade. Agora, voltei para fazer a pós em Cirurgia Estética da Face com as doutoras Carolina e Luandra”.

Ela conta que está sendo uma boa experiência. “O curso oferece um grande aprimoramento técnico e ajuda também a desafogar a fila do SUS, principalmente em cirurgias que têm impacto funcional, como a blefaroplastia, que pode prejudicar o campo visual do paciente. Então, não é só estética, é saúde”.

Expectativas e alívio

Fernanda Takaki, moradora do Parque Furquim, conta que a cirurgia é a realização e um sonho. “Sempre quis fazer e agora tive a oportunidade de ingressar nesse grupo. Minha expectativa é melhorar a aparência, levantar a autoestima. Essas ações são muito importantes, pois nem todos têm condições financeiras de realizar esses procedimentos. Essa parceria com a faculdade oferece bem-estar a quem precisa”.

A professora Vasti Tsujiguchi de Carvalho fez parte do grupo atendido. “Soube da atividade por uma amiga e, graças a Deus, deu certo. Minhas expectativas são as melhores. Essa oportunidade gratuita é ótima, pois eu estava com a autoestima baixa. Com o procedimento, vou me sentir melhor”, afirma.

Benefícios à população

Para a secretária de saúde de Presidente Prudente, Dra. Débora Tiezzi a parceria entre a Unoeste e a Secretaria de Saúde é um exemplo bem-sucedido de articulação entre ensino e serviço. “A parceria é estratégica, forma profissionais mais preparados e sensíveis às necessidades do SUS, e ao mesmo tempo melhora o acesso e a qualidade dos serviços para a população”.

Ela ainda destaca que além dessa ação coletiva com a atuação de alunos que já são médicos formados, existem outras com alunos, de diversos cursos da área da saúde, que estão na graduação. “Ela permite a inserção dos estudantes nos territórios de saúde, desde os primeiros anos, especialmente nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF)”.

Dra. Carolina Almeida durante aula da Pós-graduação da Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)



Imagens relacionadas


Pacientes do SUS são atendidos por médicos no Ambulatório Médico de Especialidades da Unoeste
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Dra. Carolina Almeida durante aula da Pós-graduação da Unoeste
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Alunos de várias partes do país integram pós
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Antônia Natércia Prado, natural do Ceará e atualmente residente em São Paulo, classifica a experiência como “incrível”
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Débora Luiza Sicupira, médica dermatologista em Rancharia, também está entre os alunos
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Médico do Amapá, Dugham Rocha (à esquerda) diz que o curso mantém um equilíbrio entre teoria e prática
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



A médica Verônica Pastana é ex-aluna da Medicina Unoeste e aluna da pós-graduação
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Fernanda Takaki, moradora do Parque Furquim, conta que a cirurgia é a realização de um sonho
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



“Minhas expectativas são as melhores”, diz professora Vasti Tsujiguchi de Carvalho que fez parte do grupo atendido
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução



Médicos realizaram procedimentos de blefaroplastia em pacientes
João Paulo Barbosa
baixar em alta resolução
 
Homéro Ferreira - Mtb: 29.054
João Paulo Barbosa - Mtb: 74.030
Vinícius Pacheco - Mtb: 74902

Assessoria de Imprensa Unoeste  - Prudente 
Fones: (18) 3229-1185 ou 1090
imprensa@unoeste.br

Karen Cunha  
Assessoria de Imprensa Unoeste  - Guarujá
Fones: (13) 3386-3002 ou ramal 1719
karencunha@unoeste.br

Gabriel Ferracini
Assessoria de Imprensa Unoeste  - Jaú
Fones: (14) 3624-1109 - ramal 1518
gabrielferracini@unoeste.br
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br