Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dieese aponta que 80% das negociações tiveram reajuste igual ou acima do INPC


25/06/2025

 

A análise das negociações coletivas de maio indicam a persistência do quadro observado em abril, ou seja, de maior frequência de reajustes abaixo da inflação em relação ao registrado nos meses anteriores.
 
Em maio, cerca de 20% dos 815 reajustes registrados no Mediador até 9 de junho ficaram abaixo da variação do INPC. O percentual é semelhante ao registrado no levantamento anterior, relativo à data-base abril. No entanto, com a inclusão de novos resultados para aquela data-base, o percentual recuou para 18,2%.
 
Desde outubro de 2023, o percentual de reajustes abaixo da inflação em uma data-base não ultrapassava 10%. A última vez em que se verificou percentual próximo a 20% foi em setembro de 2022.
 
Entre as categorias que enfrentaram maiores dificuldades para negociar a recomposição dos salários em maio destacam-se os trabalhadores em comunicações e também os de empresas de difusão cultural. Apesar disso, resultados iguais e acima da inflação predominam: 67,9% dos casos tiveram ganhos reais e 12% ficaram iguais à inflação em maio. Em função disso, a variação real média em maio foi positiva: 0,78%.
 
Reajustes Salariais
Os dados preliminares de maio indicam a persistência de um quadro de maiores dificuldades nas negociações coletivas.Cerca de 20% das 815 negociações analisadas pelo DIEESE, registradas no Mediador até 9 de junho, ficaram abaixo da inflação, na comparação com a variação do INPC.Outras 12% apenas recuperaram o poder aquisitivo definido na data-base do ano anterior, e 68% resultaram em ganhos reais de salários.
 
 
 
Fonte: Dieese
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br