Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico realiza projeto com escolas municipais e estaduais de Jaú


24/09/2015

Futuro sem Câncer está na segunda edição; Atividades de conscientização foram desenvolvidas na semana passada, com materiais didáticos adequados para cada faixa etária

A informação é uma das ferramentas mais importantes, especialmente quando o assunto é promoção de saúde. Para conscientizar a população sobre medidas preventivas e diagnóstico precoce, a equipe do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho deu início, em 2011, ao projeto Futuro sem câncer. A ação objetiva orientar crianças desde o ensino infantil, para que disseminem as informações entre seus familiares. Entre os dias 14 e 18 deste mês, ocorreu nas escolas municipais e estaduais de Jaú a segunda edição do evento.

De acordo com a oncoginecologista e idealizadora do projeto, Lenira Mauad, as crianças chamam a atenção de suas mães, avós, tias e todas as mulheres da família, além de aprenderem a se cuidar desde pequenas. ?A atividade tem dois aspectos importantes: tornar comum para esses pequenos, hábitos preventivos e os cuidados com sua saúde, e por meio deles, convidar os adultos a também realizarem exames de prevenção?, relata.

Didática

Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e a Diretoria Regional de Ensino, o projeto tem foco principal na divulgação de conceitos básicos sobre o câncer e seus fatores de risco, por meio de materiais adequados a cada faixa etária.

Com alunos de creches e pré-escola são trabalhados folhetos em forma de convite para ser coloridos e entregues às mães sugerindo que façam o exame preventivo do câncer do colo do útero, o Papanicolaou.

Aos alunos do ensino fundamental (primeiro as quinto ano), foram entregues cartilhas com atividades lúdicas e informativas sobre o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico em Jaú e a importância dos cuidados com a saúde.

Para estudantes a partir do sexto ano, foram distribuídos folhetos explicativos sobre o câncer do colo do útero e seu principal agente causal (o Vírus do Papiloma Humano ? HPV), estimulando a prevenção primária para evitar contaminação.

Lenira ressalta que, na semana passada, as escolas desenvolveram diferentes atividades sobre o tema: algumas professoras repaginaram o convite e multiplicaram para que fossem entregues a outros membros da família; outras fizeram jogos e jograis com as crianças, para fixar as informações; e algumas criaram apresentações musicais. ?Teve até trabalho manual em uma escola, onde os alunos confeccionaram ímãs de geladeira com o cronograma de orientação do Programa, para lembrar as mães de se prevenirem. É gratificante e emocionante ver o envolvimento dos coordenadores e educadores no Futuro sem câncer. Estão de parabéns. Sem eles, não alcançaríamos nosso objetivo e com tanta graça?, completa.

FOTOS: Ana Candelaria
 
Alunos do Caetano Perlatti desenvolveram diversas atividades especiais relacionadas ao projeto Futuro sem Câncer

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]