Trabalhador que faz parte da ação coletiva do sindicato para recuperar perdas deve apresentar cópias coloridas de documentos a pedido do Tribunal
O Departamento Jurídico do Sindsaúde de Jaú e Região pede aos trabalhadores que fazem parte da ação coletiva para recuperar perdas do FGTS para que apresentem cópias coloridas de alguns documentos. Urgentemente.
A pedido do Tribunal, é preciso que o trabalhador leve ao Sindicato cópias coloridas do CPF, do RG e do comprovante de endereço. "É preciso entregar o mais rápido possível para o processo não ser arquivado", diz a presidente do Sindsaúde, Edna Alves. Os documentos devem ser entregues na sede do sindicato.
História - Em 2014, o Sindsaúde convocou trabalhadores interessados em tentar reaver as perdas do FGTS. Muitos fizeram a adesão. O objetivo era permitir que os associados (ou não) pudessem pleitear o benefício na contra a Caixa Econômica Federal.
As perdas ocorreram por causa da correção inadequada da Taxa de Re-ferencial (TR), que é aplicada sobre os saldos depositados no Fundo. A TR é o índice aplicável para corrigir o FGTS, mas o índice perde para a inflação. Diante disso, os valores do fundo estão defasados. O objetivo é fixar o INPC como índice para corrigir o saldo.