O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira, e o economista do Dieese, Luiz Fernando Rosa, participam hoje (21) e amanhã (22) do Seminário Nacional Setor Saúde que é realizado no Centro de Formação – Sindsep, na capital paulista.
Durante a manhã desta terça-feira, Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde, falou sobre o ingresso do capital privado no setor da Saúde no Brasil e sobre a conjuntura em Saúde no país.
Durante a tarde, Pedro Villardi representará o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da REBRIP. Às 15 horas, Gabriel Casnatti, da ISP Brasil, falará também sobre o ingresso do capital privado da Saúde no Brasil. E, às 16 horas, Alessandra Nilo, presidente da ONG Gestos, Soropositividade, Comunicação e Gênero, que surgiu em 1993 e se transformou numa das maiores frentes de combate à epidemia no país, debaterá sobre as campanhas pelo direito à Saúde.
A programação continua na quarta-feira (22), abrindo com o tema da nova realidade no Sistema de Saúde no Brasil, e possíveis ataques aos direitos sindicais, com coordenação da mesa por Célia Regina Costa.
Ao longo do dia, os participantes discutirão propostas de trabalho sobre como fortalecer o sindicalismo da Saúde no Brasil, conclusões e aprovação de propostas de ação em Saúde para 2016 e as possibilidades de criar uma rede United Health no Brasil.