Na contra mão dos problemas de infecção presentes em muitos hospitais pelo Brasil, a Santa Casa de Jahu foi reconhecida em fevereiro deste ano pelo Programa 3M de Certificação de Boas Práticas em Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização. O Certificado confere a Central de Materiais e Esterilização da Santa Casa a categoria DIAMOND BLACK, que é a melhor avaliação do programa.
Segundo a 3M a conquista é fruto do resultado das avaliações realizadas na Central de Materiais e Esterilização, com base em evidências de boas práticas recomendadas por Guidelines/Associações nacionais e internacionais.
De acordo com o médico infectologista Daniel Marcio Elias de Oliveira , uma “Comissão de reprocessamento” foi criada há cerca de um ano com objetivo de buscar melhorias e aprimorar os processos da Central de Materiais e Esterilização, dando mais tranquilidade aos cirurgiões e segurança aos pacientes. Mesmo afirmando que não existe cirurgia 100% segura, o Dr. Daniel ressalta que a recomendação é sempre seguir os procedimentos de segurança para diminuir ao máximo os riscos de infecção.
A Enfermeira Supervisora da Central de Materiais e Esterilização
(CME), Renata Alessandra de Correa Alponte, disse que aconteceram adequações em equipamentos e recursos humanos para deixar todo o processo de esterilização ainda mais seguro. Segundo ela Santa Casa de Jahu é a única do interior paulista a conseguir esse nível de certificação, com exceção de outros hospitais particulares e de convênios.
A placa de certificação da 3M será entregue no dia 11 de abril durante o 5º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção, em Foz do Iguaçu.
Fotos (Luiz Carlos de Oliveira)