O sistema desatualizado do governo federal para a concessão do auxílio emergencial levou mais de oito milhões de brasileiros que declararam estar desempregados a ter o benefício negado.
O cidadão que tiver o resultado da solicitação do auxílio emergencial como “benefício não aprovado”, poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar a correção de dados por meio de nova solicitação.
Para fazer a contestação, no site auxilio.caixa.gov.br, o interessado vai clicar em “Acompanhe sua solicitação” e depois:
Informar o CPF;
Marcar a opção “não sou um robô” e clicar e continuar.
É preciso informar ainda o código enviado via SMS para o celular do beneficiário.
Após esse passo, vai aparecer a mensagem “Auxílio Emergencial não aprovado”, sendo informado também o motivo da não aprovação. Logo abaixo, são disponibilizados dois links: no primeiro, é possível “Realizar nova solicitação”, no caso de ter informado algum dado errado. No segundo, o cidadão deve “Contestar essa informação”, caso julgue que informou os dados corretamente, mas não concorda com o motivo da não aprovação.
Fonte: G1