“Pior do que está não fica?” Fica sim, quando o assunto é coronavírus. Veja o estado da Santa Casa de Jahu, que chegou a 105 pessoas internadas no setor de covid. Na véspera eram 93 e um dia antes estava em 80 pacientes sob tratamento. Cresce a cada dia a internação de pessoas com sintomas graves da doença.
O hospital está na “fase vermelha” faz tempo. Mesmo improvisando leitos para ampliar a capacidade, reformando outras alas e reforçando o convênio com a Prefeitura de Jahu para ter mais leitos para pessoas da cidade, a Santa Casa está com superlotação além do limite.
Na enfermaria, por exemplo, a ocupação dos leitos é de 146% – 63 pacientes em 43 leitos reservados para a doença. Na UTI, o índice chega a 120%, ou seja, 42 pessoas em 35 leitos destinados ao covid. O hospital informa que continua adequando novas alas para evitar o colapso total.
A Prefeitura de Jahu tinha contrato de 10 leitos de UTI e de 20 de enfermaria com a Santa Casa, formalizado no ano passado. Mas nunca chegou a utilizar todos. Em novembro só quatro pessoas estavam internados num determinado dia. Hoje, com o acréscimo de mais cinco leitos para cada setor (total de 40) ainda não supre a demanda: são 40 pessoas só nos leitos reservados pela Prefeitura.
MORTES – O informe da Santa Casa dá conta de mais uma morte por covid, ocorrida ontem e que deverá ser registrada no boletim da Secretaria de Saúde desta sexta-feira.