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Nos Ășltimos tempos, a rede social TikTok vem promovendo mudanças no mundo do mercado de trabalho no ocidente, com demissĂ”es âonlineâ, conselhos para melhorar o salĂĄrio ou encorajando as pessoas a examinar se estĂŁo realizadas com sua atividade.Â
HĂĄ uma tendĂȘncia que ilustra especialmente este fenĂŽmeno: gravar seu pedido de demissĂŁo e transmiti-lo ao vivo no aplicativo.
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Esse movimento foi iniciado pela americana Shana Blackwell em outubro de 2020. Na Ă©poca, a jovem de 19 anos anunciou que estava se demitindo da filial do Walmart em que trabalhava, usando o microfone do supermercado, em um vĂdeo que se tornou viral.
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âDanem-se os gerentes, dane-se a empresa! Eu me demito, caramba!â, exclamou, apĂłs dois anos insuportĂĄveis, nos quais disse ter sofrido assĂ©dio moral.
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Sem querer, ela acabou lançando uma das maiores tendĂȘncias da plataforma. Os vĂdeos com a hashtag #QuitMyJob (âMe demitoâ, em inglĂȘs) acumulam hoje mais de 200 milhĂ”es de visualizaçÔes.
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Esses vĂdeos tĂȘm uma repercussĂŁo considerĂĄvel nos Estados Unidos, que vive uma onda de demissĂ”es sem precedentes, chamada de âA Grande DemissĂŁoâ.
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Essa onda tem a ver com âum forte efeito de imitaçãoâ, explicou Ă AFP StĂ©phanie Lukasik, professora e pesquisadora em CiĂȘncias da Informação e da Comunicação da Universidade de Lorraine, na França.
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Outros grandes movimentos similares nasceram ou cresceram nas redes sociais, como MeToo, Black Lives Matter e as mobilizaçÔes recentes contra as restriçÔes sanitĂĄrias, disse Lukasik, enfatizando o efeito âlente de aumentoâ dessas plataformas.
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AlĂ©m dos vĂdeos de demissĂŁo, o tema do trabalho vem ganhando espaço no TikTok, tornando-se, inclusive, um dos mais populares, superando 50 bilhĂ”es de visualizaçÔes.
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âA cada mĂȘs, mais de um bilhĂŁo de usuĂĄrios de todo o mundo recorrem Ă plataforma para criar, compartilhar e descobrir vĂdeos em formato curto sobre temas que lhes interessam, incluindo questĂ”es sociaisâ, assinalou Eric Garandeau, diretor de relaçÔes institucionais e pĂșblicas do TikTok na França.
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âVi muita gente tomando consciĂȘncia de sua situação profissional graças ao TikTok [âŠ]. Ă Ăłtimo vĂȘ-los refletir sobre o significado de seu trabalho em suas vidasâ, declarou Ă AFP a âtiktokerâ Karine Trioullier, que tem experiĂȘncia em recursos humanos e compartilha vĂdeos sobre o assunto com seus 500 mil seguidores.
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A plataforma, no entanto, nĂŁo foi pensada para falar de trabalho. No inĂcio, a rede era conhecida por seus vĂdeos com trechos de versĂ”es de mĂșsicas e cenas de humor.
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âNisso radica o valor deste tipo de rede social digital, que oferece possibilidades, os usuĂĄrios sĂŁo livres para se apropriar delas e adaptar seu usoâ conforme lhes convĂȘm, analisou StĂ©phanie Lukasik.