Os presidentes dos Conselhos de Enfermagem de todo o Brasil debateram e aprovaram, nesta quarta-feira (6/4), Carta aos Presidenciáveis. O documento pede apoio dos candidatos ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), ao PL do Piso Salarial Nacional de Enfermagem e aos principais projetos de lei que garantem condições de trabalho e assistência.
A presidente do Cofen, Betânia Santos, parabenizou os Conselhos Regionais pela atuação nos estados. “Diante de tantos projetos importantes em tramitação na Câmara dos Deputados, a Enfermagem está bem representada pelas plenárias de cada estado”, afirmou. Próxima da unanimidade na Câmara e no Senado, a maior categoria da Saúde mostrou capacidade de vencer polarização com o avanço do PL do Piso. O regime de urgência foi aprovado em 22 de março.
Reunidos em Assembleia de Presidentes, em Brasília, para julgamento de processos éticos, os dirigentes discutiram também o Pós Tec Enfermagem do Cofen, programa de especialização gratuita em nível pós-educação profissional para técnicos de Enfermagem, que vai financiar a oferta de 10 mil vagas em todo o Brasil.
Na linha de frente da assistência, os profissionais de nível médio representam oito em cada dez integrantes das equipes de Enfermagem no Brasil. O programa é fruto de ampla pesquisa que identificou as principais áreas de fragilidade na Enfermagem. A comissão do programa realizou visitas técnicas às universidades e escolas de saúde vinculadas, com objetivo de conhecer as estruturas físicas, funcionais e tecnológicas para identificar as instituições com maior capacidade de promover os cursos de qualificação a nível nacional. “Nosso objetivo é oferecer oportunidade de atualização profissional com grande abrangência nacional e totalmente sem custos”, destacou Neyson Freire, membro da comissão do Pós Tec Enfermagem.
Fonte: Cofen