O Brasil reabre o caminho do desenvolvimento econômico e socioambiental no qual o incremento da produtividade, a crescimento dos salários, a geração de empregos de qualidade, a superação da miséria, da pobreza e da fome são objetivos estratégicos.
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Nesse novo contexto prospectivo a polÃtica de valorização do salário mÃnimo se recolocará como um dos instrumentos para alavancar esse conjunto de transformações desejadas.
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Agora o Brasil se colocará novamente em sintonia com outros paÃses que tomam iniciativas importantes para o estabelecimento de polÃticas de promoção e valorização do SM. Por exemplo, instâncias de governança da União Europeia tratam da da implementação de diretrizes e regras para o SM na região. O Parlamento Europeu aprovou, por ampla maioria[1], diretrizes propostas pela Comissão Parlamentar do Emprego e dos Assuntos Sociais para assegurar aos trabalhadores um SM justo e adequado. Essa deliberação autoriza o Parlamento a iniciar tratativas com o Conselho (representação dos 27 governos nacionais) para dar forma final à legislação que regulará a polÃtica de SM.
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Entre as diretrizes aprovadas pelo Parlamento destacam-se: o SM deve promover uma polÃtica de proteção da base salarial, assegurando um nÃvel de vida decente aos trabalhadores e suas famÃlias; valorização da negociação coletiva para que fique garantida a proteção para no mÃnimo 80% dos trabalhadores, com autonomia sindical e liberdade de filiação; promoção de polÃticas de manutenção e valorização anual do SM para que atinja 60% do salário médio bruto, entre várias outras diretrizes[2].
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As fundamentações que justificam essa iniciativa mostram que todos os 27 paÃses da União têm legislação em relação ao SM, sendo 20 com valor definido na lei e, complementarmente, nas negociações coletivas e em nos outros 7 paÃses a regulação é definida em negociação coletiva. O diagnóstico evidencia que a remuneração mÃnima não consegue cobrir o orçamento familiar e o custo de vida de 7 entre cada 10 trabalhadores que recebem SM na região. Os problemas das desigualdades salariais foram ressaltados na crise sanitária e evidenciaram a necessidade de polÃticas para promover um SM decente. O intenso e arriscado combate ao vÃrus revelou que muitos daqueles que estiveram à frente desse trabalho recebem SM (cuidadores, trabalhadores da saúde, nas creches, na limpeza, entre outros). Cerca de 60% daqueles que recebem SM são mulheres.[3]
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O Brasil implementou uma polÃtica de valorização do SM a partir de 2004 que foi fruto das negociações entre o Governo Lula e as Centrais Sindicais. Esses acordos foram materializados na Lei 12.328/2011, renovada e em vigor até 2018. O governo Bolsonaro extinguiu a polÃtica de valorização do SM, deixando-o inclusive com uma perda para a inflação.
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Desde 2002 a polÃtica de valorização garantiu um aumento real de mais de 78%[4], já descontada a inflação. Atualmente o valor do SM é de R$ 1.212,00, dos quais R$ 533,80[5] correspondem ao aumento real, o que incrementa anualmente em mais de 390 bilhões a massa de rendimentos da economia.
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Será fundamental que a polÃtica de valorização do SM, estruturada como parte das polÃticas de desenvolvimento produtivo que incrementa a produtividade do trabalho e sustenta o crescimento dos salários.
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A agenda da polÃtica de valorização do SM recoloca questões fundamentais, o combate à s desigualdades, o crescimento da base salarial e a sustentação da demanda pelo poder de compra das famÃlias. Promovê-la por meio do diálogo social e da negociação coletiva é um princÃpio fundamental, deve-se buscar uma distribuição mais justa do incremento da produtividade, da renda e da riqueza gerada pelo trabalho de todos.
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Observada de forma mais ampla, a polÃtica de valorização do SM é parte de um novo arcabouço regulatório das relações de trabalho, no qual a valorização da negociação coletiva e do diálogo social, o fortalecimento dos sindicatos, da sua representatividade e ampla base de representação, de mecanismos ágeis de solução de conflito, de instrumentos que promovem a autorregulação e a autonomia da organização de trabalhadores e empresários.
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Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais e ex-diretor técnico do DIEESE. (2clemente@uol.com.br).
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Fonte: Poder 360