O valor do salário mínimo iniciou o ano em R$ 1.302, um aumento real de 1,4%, mas centrais sindicais e parte da sociedade sugeriram um aumento maior e que foi acatado pelo governo federal,
A partir de 1º de maio o novo valor será de R$ 1.320.
Integrantes do Ministério da Fazenda já estavam analisando um novo aumento para o salário mínimo nas últimas semanas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a ser questionado por jornalistas ontem (14/2) sobre o novo reajuste. Ele disse somente que o “presidente vai anunciar”.
O aumento já estava em discussão desde o período da transição, pois o governo Lula queria dar uma cara ao seu governo já no início do mandato.
Na matéria do jornal Folha de São Paulo relata que a equipe do Haddad gostaria de não alterar o valor neste ano, pois já teve um aumento real no início de 2023.
"Em primeiro lugar, o compromisso do presidente Lula durante a campanha é aumento real do salário mínimo, o que já aconteceu", afirmou Haddad em 12 de janeiro. "O salário mínimo atual é 1,4% maior do que a inflação acumulada desde o último reajuste."
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Fonte: Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo com informações da Folha de São Paulo - 15/02/2023