Seguro | Benefício

EcoSaúde em Jaú arrecada 2,2 toneladas de lixo eletrônico

15/05/2024

Arrecadação de lixo eletrônico levado por moradores de Jaú (Foto: Homéro Ferreira)

Também foram arrecadados mais de 100 kg de produtos para o Rio Grande do Sul e prestados 90 atendimentos de saúde

A realização pela Unoeste do EcoSaúde foi bem recebida por moradores de Jaú, no sábado (11). Foram arrecadadas 2,2 toneladas de lixo eletrônico na praça do Centenário e nas cinco escolas municipais. Passaram de 100 kg os produtos doados durante o evento, juntados com mais de 1 tonelada arrecadada pela comunidade acadêmica e que serão enviados às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Os atendimentos na área de saúde totalizaram 90 mediante as ofertas gratuitas dos seguintes serviços: teste de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, massagem, saúde mental e bem estar.

Os resultados foram classificados como excelentes pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi. “Atingimos os objetivos de levar educação ambiental para as escolas, estimular a solidariedade aos desabrigados do sul do país e promover bem-estar à saúde da população”, disse em relação aos serviços propriamente de saúde e à destinação correta do lixo eletrônico, através de empresa com a devida certificação em reciclagem de tais produtos. Fato gerador de benefícios à saúde e ao meio ambiente livre de substâncias tóxicas, tais como mercúrio, chumbo e cádmio causadores de danos à saúde humana, à fauna e a flora.

Para a coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina de Jaú e do curso de Enfermagem, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, o EcoSaúde foi um evento produtivo, com a adesão dos alunos do campus da Unoeste em Jaú e com o envolvimento dos moradores que atenderam ao chamamento. Em nome do prefeito Ivan Cassaro, o secretário municipal do Meio Ambiente, Giovani Mineti Fabrício, comentou que o evento em parceria com a Unoeste e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) estimula a iniciativa municipal de instalar ecopontos para coletar produtos recicláveis, incluindo o lixo eletrônico.

Ações de educação ambiental

Também representou o prefeito a secretária municipal de Educação, Dra. Elenira Aparecida Cassola, que classificou como importante a parceria da Unoeste com as escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento teve o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e Região (Sincomércio) e regional da Fecomércio (Federação do Comércio Varejista). Durante a abertura os parceiros trocaram agradecimentos e ocorreu a premiação da gincana do EcoSaúde nas escolas Ângelo Ronchesel (1° lugar), Carlota Meira Marsiglio (2° lugar), Antonio Waldomiro de Oliveira (3° lugar), Caetano Perlatti ((4° lugar) e Maria de Magalhães Castro (5° lugar).

A premiação foi com troféus, coletes para a prática esportiva e bolas de basquete, vôlei e futsal. As premiações foram recebidas, por ordem de classificação, pelo diretor Rubens, supervisora de ensino Mônica Menin, professor Leonardo Sparapan e coordenadora Alessandra Simone Bacam. As atividades com escolares, incluindo oficina de arte com peças de recicláveis eletrônicos, e que ocorreu no Ginásio de Esporte Davi, foram conduzidas pelo responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, professor Josué Pantaleão, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), sediada no campus 2 em Presidente Prudente, que também contou com a atuação em Jaú do assessor Richard Nazaré.

A extensão em Jaú tem como responsável a professora Dra. Rafaela Fadoni Alpanti Vendrame que, junto com a Dra. Amanda, atuaram no EcoSaúde em companhia do coordenador do curso de Biomedicina, Dr. Claudio Lera Orsatti; coordenador do curso de Fisioterapia, Dr. Victor Fabrício; coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação que oferta mestrado em Jaú, Dra. Camélia Santina Murgo; os professores Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Dr. Rafael Vecchi e Ana Paula Gasparotto Paleari; e o funcionário responsável pelo setor de áudio e vídeo João Paulo de Moraes Melo.

Excelente organização e descontração

Participaram das prestações de serviço de saúde e recebimento do lixo eletrônico 108 alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. Estudantes vinculados à Liga de Oncologia e Liga de Saúde da Mulher fizeram panfletagens com orientações sobre câncer de colo do útero e do lixo eletrônico como fator de risco para neoplasias. A primeira entrega de E-lixo foi feita por Osvaldo Piton, morador do jardim Antônio, que levou carregadores de celular, baterias e rádio. Pela Indústria Fox, certificada em logística reversa e que tem sua sede em Cabreúva, município da região metropolitana de Jundiaí, a recepção e transporte dos produtos arrecadados foram feitas por Lucas Fagundes que disse ter recebido 25 televisores; o maior número em relação aos aparelhos grandes.

Através de sorteios de cupons preenchidos por 99 das mais de 100 pessoas que foram levar equipamentos e aparelhos inservíveis à arrecadação na praça do Centenário, no centro da cidade e à margem do rio Jaú, os ganhadores de cada uma de oito bicicletas foram os seguintes: Julia Oliveira, Tania Prado, Júlio Cesar Peres, Tito Castelo, Alcindo Romano Jr, Ioene  Carvalho Martins, Maria Aparecida Carvalho e Lucas Monterosso que deixaram os números de telefones para serem contatados e irem receber os prêmios no campus da Unoeste em Jaú. O evento foi tão bom que até teve o caráter festivo com alunos cantando ao som de música instrumental em playback.

Nathálya Paschoalatti Vendramini faz o 2° termo do curso de Medicina e foi a primeira a soltar o voz, cantando sertanejo universitário e sendo aplaudida pelos colegas e outros presentes no evento. Filha de profissionais da saúde em Bauru, a enfermeira Flávia e o fisioterapeuta e professor universitário Alex, escolheu estudar em Jaú pelas boas referências de uma amiga que já estava estudando na Unoeste. Seu irmão Luigy está no ensino médio e Nathálya acredita que também será aluno da Faculdade de Medicina da Unoeste em Jaú. Outro aluno cantor, Gabriel Rodrigues dos Santos, é de Mineiros do Tietê, na região de Jaú, e faz Fisioterapia. Escolheu a Unoeste por ter o curso que queria e ingressou com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 40% de bolsa.

Aferição de pressão arterial: um dos serviços de saúde (Foto: Homéro Ferreira)

Imagens relacionadas

Arrecadação de lixo eletrônico levado por moradores de Jaú
Homéro Ferreira