Seguro | Benefício

Dengue em Jaú: mortes sobem para nove no ano. Mais de 1500 pessoas esperam pelo resultado

04/06/2024

O número de mortes por dengue em Jaú continua crescendo, com duas novas vítimas fatais confirmadas pela Secretaria de Saúde no último boletim. As vítimas, um homem de 86 anos com AVC e outro de 81 anos com leucemia e problema renal crônico, elevam o total de óbitos por dengue na cidade para nove neste ano.

Os dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica mostram que, apesar do aumento no número de mortes, houve uma queda no número de casos positivos na última semana. Foram registrados 482 novos casos, contra cerca de mil em cada boletim anterior. No total, Jaú registra 5.605 casos de dengue em 2024, a maioria concentrada nos últimos meses.

Apesar da queda nos casos positivos na última semana, as autoridades alertam para a importância da população continuar tomando medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O mosquito se desenvolve em água parada, portanto, eliminar criadouros é fundamental para combater a dengue.

Dicas para Prevenir a Dengue

• Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti:
    • Tampar tonéis e caixas d’água;
    • Limpar calhas e valetas;
    • Colocar areia em vasos de plantas;
    • Descartar pneus e outros materiais que acumulam água.
  • Usar repelente contra mosquitos;
  • Usar roupas que cubram o corpo;
  • Consultar um médico em caso de sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele.

Combate à dengue é um esforço conjunto

O combate à dengue é um esforço conjunto que exige a participação de toda a comunidade. As autoridades pedem à população que faça a sua parte e colabore para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com a união de todos, é possível prevenir a proliferação da doença e salvar vidas. Notícia no Jaumais mostra a programação da semana para nebulização veicular. CLIQUE AQUI