Seguro | Benefício

Sindicato da Saúde de Jaú negocia Acordo Coletivo para trabalhadores da saúde de Itapuí

25/06/2024

Está em andamento a negociação para definir salários e demais benefícios a trabalhadores da saúde de Itapuí que atuam do Hospital São José e em unidades de saúde de Itapuí, contratados por meio da terceirizada Casa da Criança São José de Itapuí. Essa entidade é contratada para fornecer profissionais da área. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região fez a primeira assembleia nesta segunda-feira, dia 24.

A reunião com trabalhadores do hospital e de unidades de saúde foi realizada pela presidente do Sindicato da Saúde, Edna Alves, e pela diretora Sofia Borges. A Casa da Criança foi representada pelo jurídico e pela diretoria. Em pauta o Acordo Coletivo para definir questões salariais, cesta básica, jornada de trabalho, adicionais e outras cláusulas.

BENEFÍCIOS - Dentre as questões está o pagamento do piso nacional da enfermagem aos trabalhadores da enfermagem, da mesma forma que a Prefeitura de Itapuí faz com os servidores públicos próprios. Também ficou acertado que os trabalhadores do Apoio vão ter os salários reajustados para R$ 1640,00, seguindo o salário mínimo do Estado. O vale-alimentação segue o valor atual, de R$ 144,00.

“É um acordo emergencial, para proteger os trabalhadores. Para janeiro do ano que vem vamos ter uma nova Convenção Coletiva e novas cláusulas serão discutidas”, explica a presidente Edna Alves.

A Casa da Criança São José é uma organização social e está administrando esses setores. Tempos atrás, uma outra organização,também contratada pela Prefeitura, era a responsável pela contratação. Na época chegou a ter problema de descumprimento de convenção coletiva, o que levou o Sindicato a acionar a justiça. Agora, a Prefeitura volta a ter uma terceirizada à frente, desta vez uma instituição da própria cidade e reconhecida.