Seguro | Benefício

Última chance: vacine-se contra a gripe antes que o prazo acabe

27/06/2024

Estamos nos aproximando do fim da campanha de vacinação contra a gripe, e é crucial que todos se  conscientizem da importância de se imunizar antes que seja tarde demais. Anunciado pelo governo do estado de São Paulo, o prazo para receber a vacina está chegando ao fim nesta semana, conforme anunciou o governo do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, continua vacinando contra influenza (gripe) toda população com mais de seis meses de idade.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

• Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
  • Ponto de vacinação no Jaú Shopping, de segunda a quarta-feira, das 12h às 18h; às quintas e sextas-feiras, das 12h às 20h. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus influenza, que tem grande potencial de transmissão. E a melhor forma de prevenir é por meio da vacinação. Para ser imunizado é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, Cartão SUS e CPF.

A gripe, uma infecção aguda do sistema respiratório, é causada pelo vírus influenza, altamente contagioso e que pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir não apenas a doença em si, mas também suas possíveis consequências graves, como pneumonia e outras complicações respiratórias.

Desde abril, milhões de doses foram administradas em todo o estado, alcançando diferentes grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e professores, entre outros. Essa ação visa proteger não apenas os indivíduos vacinados, mas também reduzir a propagação do vírus na comunidade, contribuindo para um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Com a chegada do inverno, as condições se tornam mais propícias para a disseminação do vírus da gripe, devido ao clima frio e seco, que favorece sua sobrevivência e transmissão. Locais fechados e com pouca ventilação também são ambientes onde o vírus pode se propagar com mais facilidade. Por isso, além da vacinação, é essencial manter hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, manter ambientes arejados e limpos, e adotar uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico.

É importante ressaltar que a vacina contra a gripe precisa ser atualizada anualmente, pois o vírus pode sofrer mutações ao longo do tempo. Mesmo se você já se vacinou em anos anteriores, é fundamental receber a dose deste ano para garantir a proteção adequada contra as cepas circulantes.

Portanto, não deixe para depois. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou os pontos de vacinação disponíveis, como o Jaú Shopping, e garanta sua imunização antes que o prazo encerre. Proteja-se, proteja sua família e contribua para um inverno mais saudável para todos. Vacine-se contra a gripe agora mesmo!