Seguro | Benefício

Dieese aponta melhora continuada no Índice de Condição de Trabalho

01/07/2024

O Índice da Condição do Trabalho - ICT é um índice sintético, para acompanhamento e análise das condições do cada vez mais heterogêneo mercado de trabalho brasileiro, com o olhar em questões econômicas e sociais.

O Índice foi elaborado a partir de recortes de dados da PnadC, do IBGE, e examina:

- A inserção ocupacional - formalização do vínculo de trabalho, contribuição para a previdência, tempo de permanência no trabalho;

- A desocupação - desocupação e desalento, procura por trabalho há mais de cinco meses, desocupação e desalento dos responsáveis pelo domicílio;

- O rendimento - rendimento por hora trabalhada; concentração dos rendimentos do trabalho.

SÍNTESE
O mercado de trabalho tem se mostrado resiliente, a despeito da desaceleração da economia brasileira. Os postos de trabalho gerados são principalmente com carteira assinada e o rendimento tem se elevado de forma consistente, com o salário mínimo servindo como farol de diversas remunerações.

Vale lembrar que o salário mínimo teve aumento real de 5,64% em janeiro desse ano, contribuindo para elevação de salários e pisos de categorias de trabalhadores.Os níveis de desocupação e desalento têm se aproximado do melhor momento observado na série histórica do ICT-DIEESE, registrado entre 2012 e 2015, mas os parâmetros de qualidade da inserção ocupacional ainda estão mais próximos dos patamares mínimos do que dos máximos da série.

O crescimento da renda tem sido um fator positivo de sustentação da economia, com o consumo das famílias, mas a precariedade do trabalho ainda é um ponto central a se enfrentar nos próximos anos.

Confira o estudo completo com gráficos clicando aqui.