Seguro | Benefício

Sindicato da SaúdeJaú recebe 200 procurações em dois dias de assembleias para cobrar 40% de insalubridade do HAC

04/07/2024

Quase 100 ainda devem procurar o sindicato. Ação coletiva se refere à cobrança da maior faixa do adicional para quem atuava em setores com pacientes da covid-19

Foram dois dias de intensa visitação à sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região. Cerca de 200 trabalhadores participaram das assembleias de manhã, tarde e noite nos dias 2 e 3 de julho. Eles estão na lista dos contemplados pela ação coletiva que cobra o pagamento de 40% do adicional de insalubridade aos profissionais que atuaram nos setores de tratamento de pacientes com covid-19 entre 2021 e 2022 no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.

Foram convocados 289 trabalhadores com base em lista fornecida pelo hospital- portanto, quase 100 trabalhadores ainda devem comparecer ao Sindicato da SaúdeJaú para assinarem a documentação do processo e receberem os valores a que têm direito. A ação vai pagar cerca de R$ 1,5 milhão aos trabalhadores, de forma parcelada, conforme acordo proposto pelo HAC para antecipar a quitação da pendência que tramita na justiça.

A presidente do Sindicato da SaúdeJaú, Edna Alves, agradece aos trabalhadores que compareceram ao sindicato e reconhecem a importância da entidade na defesa da categoria. O aval ao trabalho realizado pelo sindicato é total. Ela pede aos demais que não participaram da assembleia para que compareçam com urgência  ao sindicato para se manifestarem e, assim, o processo tenha continuidade,

UNANIMIDADE - “Abrimos a urna de votação nesta quinta-feira, dia 4, e tivemos 187 votos ‘sim” e nenhum ‘não’. Portanto, entre os que compareceram a opção pelo acordo foi unânime. Sobre a listagem de nomes e setores que estão na lista, tivemos alguns questionamentos. Vamos levar essas questões ao hospital. Portanto, aguardem mais alguns dias que vamos nos reunir com a direção do Amaral Carvalho e defender  a inclusão de mais trabalhadores na lista dos beneficiados”. Ela diz que também vai levar à direção a  proposta para que o prazo de parcelamento seja reduzido.

NÃO LISTADOS - A lista de nomes dessa ação coletiva foi fornecida pelo hospital contempla trabalhadores dos setores UTI,, Unidade Santana, Pronto-Atendimento e Hospital de Campanha no período em que teve setor de isolamento. O Jurídico do Sindicato esclarece que profissionais não listados e que atuaram de forma permanente no trato de pacientes com covid têm a opção de pleitear uma ação de cobrança individual – cada caso começaria do zero e seria analisado individualmente.

ASSEMBLEIA – Nas assembleias desta semana, a presidente Edna Alves explicou que a ação coletiva proposta pelo Sindicato da SaúdeJaú  começou por hospitais menores da nossa base territorial. À medida que os peritos passaram a reconhecer ser devido os 40% de insalubridades, novos hospitais foram sendo acionados. O objetivo é conseguir além dos habituais 20% pagos à enfermagem.

O jurídico lembra que não há garantia de vitória a todos e nem em todos os hospitais, mas a expectativa é que pelo menos parte da categoria tenha o devido reconhecimento e seja remunerada com a faixa de 40% da insalubridade.

O Sindicato da Saúde de Jaú está fazendo a parte dele, que é de defender os trabalhadores, por isso, fique sócio e tenha uma entidade forte e atuante ao seu lado. Sempre que precisar.

Os trabalhadores citados abaixo devem comparecer ao sindicato
(Rua Sete de Setembro, 462 - Jaú – SP

LISTA COM TODOS OS NOMES