Seguro | Benefício

De IA à telemedicina: conheça as principais mudanças nos planos de saúde premium

18/10/2024

A tecnologia tem se tornado uma aliada cada vez mais importante dos planos de saúde, permitindo que os avanços da medicina cheguem aos beneficiários de forma prática e sustentável. As operadoras vêm implementando várias inovações nesse sentido, como a telemedicina e os aplicativos que monitoram condições de saúde e promovem um estilo de vida mais saudável.

Uma das empresas que se destacam nesse sentido é a Care Plus. Operadora de saúde líder no segmento premium do Brasil, voltada a planos empresariais, a companhia tem sido pioneira no lançamento de soluções inovadoras desde a sua fundação, em 1992. Não à toa, é a única a integrar de forma digital a jornada da medicina assistencial, ocupacional e dental, com oito clínicas próprias – frentes de negócio que, juntas, somam mais de 600 mil beneficiários. Desde 2016, a Care Plus faz parte da Bupa, uma das maiores seguradoras de saúde do mundo, presente em 190 países e somando mais de 60 milhões beneficiários.

Ela foi, por exemplo, uma das primeiras a oferecer o reembolso digital e a criar um time de relacionamento especializado, além de desenvolver programas de gestão de saúde que incluem atendimento presencial em clínicas próprias. Antes mesmo da pandemia de Covid-19, a operadora já apostava em serviços de saúde digitais, além de focar no bem-estar mental com programas como o Mental Health e o Cuidado da Família, ampliando suas ofertas de soluções para um cuidado mais integral.

Continua depois da publicidade

Com o avanço da tecnologia, lançou ainda o TytoCare, um dispositivo de telemedicina que permite a realização de exames médicos à distância, sem necessidade de deslocamento, por meio da captura imagens e sons com precisão, possibilitando a análise de condições como infecções de garganta, lesões na pele e ausculta de pulmões, coração e abdômen. Essa tecnologia, integrada à inteligência artificial, auxilia os usuários a realizarem exames em casa, cujos dados são armazenados e acessados remotamente por médicos para diagnóstico e tratamento, aumentando a segurança e a conveniência no atendimento.

Médicos renomados e atendimento personalizado

Recentemente, a Care Plus introduziu em seu próprio aplicativo a Blua, uma plataforma de saúde digital que conecta seus clientes a profissionais de maneira ainda mais ágil e rápida, reforçando o compromisso da empresa em fornecer cuidados de saúde de forma integrada e adaptada às necessidades modernas dos pacientes, sem abrir mão da qualidade do atendimento clínico tradicional. Na Blua, elas contam com agendamento de consultas virtuais e presenciais, exames, e ainda com o Teste de Bem-Estar (que utiliza um scanner para avaliar diversos parâmetros de saúde em poucos segundos), o Programa de Prevenção a Doenças Cardiovasculares (que completou 25 anos em 2024 e que dá acesso a profissionais de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e endocrinologia em uma jornada 360º).

Em seu aplicativo, a Care Plus disponibiliza ainda a Rede Plus, uma rede de profissionais altamente renomados que mantêm um relacionamento diferenciado com a operadora.

Outro destaque é a oferta de um atendimento altamente personalizado e multicanal, com suporte via chat, WhatsApp, Central de Relacionamento e Concierge. Tudo isso sem se esquecer dos altos padrões de governança, garantindo segurança da informação e privacidade de dados de ponta a ponta.

ESG que vai mundo além da sigla
Sendo comprovadamente uma das empresas mais saudáveis do país, a Care Plus faturou R$ 2,1 bilhões em 2023 e, em 2024, deve alcançar R$ 2,45 bilhões – o que representa um aumento de 15% nas receitas. Não por menos, das sete empresas de tecnologia mais importantes do mundo, conhecidas como The Magnificent Seven (ou as Magníficas Sete), a Care Plus atende as seis presentes no Brasil.

Além disso, implementa políticas globais de proteção ao meio ambiente, incluindo compromissos com a redução de emissões de CO2. No Brasil, a Care Plus foi pioneira na criação de uma área dedicada à ética em Inteligência Artificial, reforçando seu compromisso com práticas inovadoras e sustentáveis.

Gestão eficiente de custos, dados e satisfação dos clientes
A empresa mantém um modelo de negócios único, no qual 100% dos lucros são reinvestidos em melhorias para os próprios clientes, como inovação tecnológica, infraestrutura e qualidade do atendimento.

Neste sentido, em setembro, a operadora lançou o Faça pelo Mundo, um movimento sem fim que convida todas as pessoas a uma conversa ética, franca e transparente sobre um problema que desafia não apenas o setor, mas toda a sociedade: as fraudes. Mas não se trata de discurso. A Care Plus se diferencia na gestão do custo médico assistencial e no combate às fraudes, o que resulta na menor taxa de sinistralidade e numa das melhores avaliações do mercado, com um NPS (Net Promoter Score) de 87% na visão dos gestores de benefícios.

O futuro é promissor e, de acordo com Luiz Camargo, presidente da companhia, “este posicionamento firme e sólido é o que tem permitido que a Care Plus cumpra seu propósito de ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, saudáveis, felizes, criando um mundo melhor e sendo a empresa de saúde mais centrada no cliente do mundo – e tudo isso, há mais de 30 anos”.

Fonte: Moneylab