Diretoras do Sindicato da Saúde de Jaú que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde conhecem há muito tempo o trabalho de Maria Alice Rodrigues Moratto como integrante do órgão. Agora, pela primeira vez, participaram de reunião na qual Maria Alice esteve como secretária de Saúde de Jaú. Foi a oportunidade para ela falar do trabalho que começou a ser feito na pasta desde a nomeação no início do mês.
A reunião ocorreu dia 21 na Sala do Conselho no prédio da Secretaria de Saúde. Maria Alice é integrante do CMS há muitos anos e era gerente da Secretaria de Saúde antes de ser nomeada em 4 de novembro pelo prefeito Ivan Cassaro. Assumiu a Secretaria de Saúde em meio a denúncias contra a antecessora, Ana Paula Rodrigues, e a críticas de ineficiência do atendimento na saúde em Jaú.
MEDIDAS ADOTADAS - “A Maria Alice explicou aos conselheiros as mudanças adotadas por ela na Secretaria de Saúde e que serão benéficas para a população. Colocou para andar a fila de cirurgias eletivas, de exames de ultrassom e está resolvendo a questão dos servidores deslocados de unidades. Até reunião com médicos já foi feita para ajustar cumprimento de jornada e atendimento de mais pacientes”, comenta Edna Alves, presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e conselheira municipal de Saúde.
Da diretoria do Sindicato da Saúde integram o Conselho Municipal de Saúde as diretorias Sofia Claudete Rodrigues Borges e Jéssica Mello (pelo sindicato) e Edna Alves e Maria Ivanilde de Araújo Almeida (pela Federação da Saúde) – duas são titulares e duas são suplentes. Durante a reunião, Edna, Sofia e Ivanilde e a também conselheira Jamile dos Santos entregaram um vaso de flor dando as boas-vindas à nova secretária.
CIRURGIAS E EXAMES – Sobre as cirurgias eletivas, que o Município deve custear e cuja fila sempre andou devagar, a nova secretária explicou aos conselheiros que já está trabalhando para zerar as de urologia nesse primeiro momento e e depois as de catarata. “Foi acelerada a contratação para reduzir a fila das outras também”, diz Edna, citando que o trabalho tenta reduzir a espera pelo exame de ultrassom, muito solicitado, mas sempre demorado.
SERVIDORES – Em relação aos servidores, uma das medidas da secretária Maria Alice foi reunir com eles para alocá-los nas unidades de saúde de preferência deles, privilegiando as mais próximas da residência. O objetivo é dar mais tranquilidade à equipe da saúde, acabando com as transferências arbitrárias, que era uma prática comum até então. Até os médicos foram ouvidos sobre local de trabalho e cobrados para que apresentem mais soluções às demandas dos moradores.
“Foi uma troca importante realizada pelo prefeito Ivan. Estava num ponto que tinha de fazer alguma coisa na Saúde, que tem muita reclamação da população, desde falta de consultas, médicos, remédios e exames. A Maria Alice é uma gestora da saúde reconhecida pelo trabalho. Tenham paciência. Com ela à frente e tendo autonomia, certamente vamos ver mudanças na qualidade da saúde pública em Jaú”, concluiu Edna.