Bianca Ariadny, secretária geral do Sinsaúde Campinas e Região, está em Córdoba, Argentina, representando os trabalhadores da saúde na 6ª Conferência UNI Américas Juventude, organizada pela UNI Global Union e que terá duração do dia 2 ao dia 7 de dezembro. O evento reúne lideranças sindicais de toda a América Latina e Caribe para debater ações estratégicas que promovam a proteção e a valorização dos trabalhadores jovens, com foco na construção de ambientes laborais mais justos, inclusivos e seguros.
Na conferência, são discutidas questões prioritárias como a formulação de políticas eficazes contra o assédio no ambiente de trabalho, a capacitação de jovens sindicalistas para combater as diferentes formas de violência no mercado laboral e a promoção de um ambiente profissional que respeite a dignidade dos trabalhadores.
Também está em pauta a ratificação e a implementação da Convenção C190 e da Recomendação R206 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), instrumentos internacionais fundamentais para enfrentar a violência e o assédio no trabalho.
Defesa dos trabalhadores
Bianca destacou a importância da atuação sindical em ações que vão além do discurso e promovam mudanças reais no mercado de trabalho. “Os jovens trabalhadores estão na linha de frente de inúmeras vulnerabilidades, desde assédio e precarização até a falta de políticas de proteção. Nossa missão, enquanto sindicalistas, é garantir que as vozes desses trabalhadores sejam ouvidas e que suas condições de trabalho sejam transformadas. Isso passa pela implementação de mecanismos de denúncia efetivos, pela proteção das vítimas e pela conscientização coletiva para eliminar a violência como prática normalizada nos ambientes de trabalho”, frisa.
O evento contará também com a Conferência UNI Américas Mulheres, que amplia o debate para as questões de igualdade de gênero e inclusão no ambiente de trabalho, e a Conferência Regional UNI Américas, que integra todas as frentes para discutir estratégias de longo prazo voltadas ao fortalecimento do sindicalismo na região. Além da Conferência UNI Américas Finanças, onde serão discutidas as pautas econômicas e as estratégias financeiras necessárias para o fortalecimento das ações sindicais na região.
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região