Pesquisa contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e realizada pelo Datafolha nos dias 12 e 13 deste mês mostraram que, apesar de a grande maioria dos brasileiros declararem que a democracia é o melhor regime, o número de apoiadores ao regime caiu 10 pontos percentuais nos últimos dois anos: levantamento realizado em 2022 mostrou que 79% da população declaravam que o sistema democrático era melhor para o Brasil, número que caiu para 69% no último estudo.
Nas camadas mais escolarizadas e mais ricas da população, o apoio à democracia é maior. Segundo o Datafolha, os percentuais chegam a 87% entre os que cursaram o ensino superior e a 80% no grupo que recebe mensalmente valores acima de cinco salários mínimos.
Estes números despencam para 56% entre os eleitores que só frequentaram o ensino fundamental e para 61% na fatia de brasileiros que ganha até dois salários mínimos por mês. Além disso, homens apoiam mais a democracia (74%) do que mulheres (64%).
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira e mobilizou com 2.002 eleitores em 113 municípios de todas as regiões do país. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais.
Foto: UGT-SP